All these articles had been written by the SOBRAMFA’s team, and were published in many countries around the world.

Articles in English

  1. Commentary on Hannah Arendt
  2. Family Medicine Miles Programme: Getting Students Involved Where There is No Family Medicine in Medical School
  3. Education through Movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers
  4. The Sound of Music: Transforming Medical Students into Reflective Practitioners
  5. Teaching Empathy through Movies: Reaching Learners’ Affective Domain in Medical Education
  6. Teaching Palliative Care in a Free Clinic: A Brazilian Experience
  7. Review of Henri Colt, Silvia Quadrelli, and Lester Friedman, eds., The Picture of Health: Medical Ethics and the Movies: Getting Familiar with the Cinema Education Methodology
  8. Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection
  9. Take Care of Your Mother
  10. Attitudes about Family Medicine among brazilian medical students
  11. Teaching Palliative Care to Residents and Medical Students
  12. 5-minute clinical consult – book review
  13. Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the human being
  14. Teaching Through Movies in a Multicultural Scenario
  15. Academic Family Medicine in Brazil – GP-Miles: The Brazilian approach to make medical students enthusiastic for Family Medicine.
  16. Even a little magic
  17. Family Medicine Education in Brazil: Challenges, Opportunities, and Innovations
  18. SOBRAMFA has promoted family medicine education in Brazil since 1992
  19. From suffering to transcedence
  20. Once Upon a Time … At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting
  21. Accompanying Physicians in Their FamilyPractice: A Primary Care Model forMedical Students’ Learning in Brazil
  22. Using Movie Clips to Foster Learners? Reflection:Improving Education in the Affective Domain
  23. Family Medicine in Brazil: Establishing the Specialty
  24. Teaching Humanities Through Opera
  25. Educating Physicians for the Health of Brazil
  26. Literature and Movies for Medical Students

Articles in other languages

  1. A sétima arte e a humanização da Medicina
  2. Um médico tão jovem e já em Burnout? Reflexões e experiências para conquistar a felicidade profissional
  3. Investigación en Medicina Familiar: un esfuerzo necesario
  4. Selecionando candidatos para as Escolas de Medicina: o que as mães dos estudantes têm a dizer?
  5. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico
  6. Humanizando as evidências com Cinema: da atualização científica ao conhecimento da pessoa
  7. Reflexiones sobre la enseñanza de la empatía y la educación médica
  8. A Arte Médica (II): a relação com o paciente
  9. Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?
  10. La erosión de la empatía en estudiantes de Medicina: reporte de un estudio realizado en una universidad en São Paulo, Brasil
  11. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: o que elas nos revelam?
  12. A Arte Médica (I): a formação e as virtudes do médico
  13. A universidade brasileira e a formação humanística do estudante de Medicina. Uma leitura desde o pensamento de John Henry Newman
  14. Cuidados Paliativos: humanismo com o paciente, resolutividade na gestão hospitalar
  15. Educar las emociones para promover la formación ética
  16. A erosão da empatia nos estudantes de Medicina: um desafio educacional
  17. La experiencia de Sobramfa: médicos familiares como profesores de seis facultades
  18. La medicina familiar en la academia: un desafío permanente
  19. A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset
  20. La medicina familiar en la universidad: la experiencia de Sobramfa, educación médica & humanismo
  21. Modificación del nivel de empatía de estudiantes de medicina durante la graduación médica
  22. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual
  23. Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica
  24. Opinión de un grupo de estudiantes de Medicina sobre la importancia de la discusión de casos clínicos como técnica didáctica
  25. Reflexiones sobre el concepto de Atención Primaria y algunas de sus implicaciones en la formación de médicos familiares en Brasil
  26. Un modelo brasileño de Educación Continua en Medicina Familiar
  27. Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar
  28. El impacto de la Medicina de Familia en la formación médica: experiencia del programa de Medicina de Familia de la Facultad de Medicina del Centro Universitario São Camilo de São Paulo, Brasil
  29. La literatura como recurso didáctico en la formación humanista de los estudiantes de Medicina
  30. Construindo a motivação profissional na Medicina de hoje: reflexões humanísticas para lidar com a incerteza
  31. Ambulatório didático de cuidados paliativos: aprendendo com nossos pacientes
  32. O humanismo médico: em busca de uma humanização sustentável da Medicina
  33. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos
  34. Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina
  35. Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina
  36. SOBRAMFA 18 anos – sonhos, perseverança e entusiasmo na Educação Médica
  37. É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica
  38. Competência e humanismo – uma reflexão crítica
  39. O impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVE
  40. A primeira Residência brasileira de Medicina de Família dentro de uma instituição privada: a experiência das residentes
  41. Uma ferramenta para gerenciar a formação humanística do estudante de medicina
  42. La especialidad de Medicina Familiar en la formación de los recursos humanos en Cuba
  43. Diez requisitos para iniciar una intervención educativa en Diabetes mellitus tipo 2
  44. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
  45. Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade
  46. Sessão de narrativas
  47. Cinema Y Educación. ¿Cómo Mejorar Las Habilidades Pedagógicas De Los Profesores Y Fomentar La Reflexión De Profesores Y Alumnos?
  48. Visitas domiciliarias a niños con enfermedad crónica: impacto en la formación de los estudiantes de medicina
  49. Las Nuevas Competencias del Médico Familiar: coordinando los cuidados en el hospital y atendiendo a los pacientes crónicos en su domicilio. Una experiencia brasileña.
  50. Ambulatório didático de cuidados paliativos: relato de experiência
  51. Era uma vez… Narrativas em Medicina
  52. El cine en la formación ética del médico: un recurso pedagógico que facilita el aprendizaje
  53. Competencia y humanismo: la Medicina Familiar en busca de la excelencia.
  54. O médico perante a morte
  55. O Paciente e a Família perante a morte: O Papel do Médico de Família
  56. Narrativas em cuidados paliativos – um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte.
  57. Impacto das novas competências do médico de família: coordenação de cuidados no hospital e gerenciamento de pacientes crônicos no domicílio
  58. La educación médica y la propuesta “Salud para todos”: la Declaración de Alma-Ata treinta años después
  59. Una nueva metodología docente en bioética: experiencias con la aplicación del Portafolio a estudiantes de medicina en Brasil
  60. ¿Cómo enseñar bioética en elpregrado? Reflexiones sobre experiencias docentes
  61. Formando médicos para a Medicina de Família e Comunidade
  62. Life in 55 words
  63. El arte de curar
  64. SOBRAMFA – Fostering Family Medicine Education in Brazil
  65. Cuidados Paliativos
  66. Medicina de Familia y Universidad Brasileña (II): actividades docentes de la SOBRAMFA con estudiantes de medicina
  67. La Medicina Familiar en Brasil:experiencia histórica de SOBRAMFA
  68. Un nuevo humanismo médico: la armoníade los cuidados
  69. Pacientes, Residentes y Estudiantes descubriendo la Medicina Familiar
  70. Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Familia: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente.
  71. La situación de la Medicina de familia en la Universidad brasileña
  72. Excelência na Formação de Médicos de Família: o programa FITNESS
  73. Impacto de la Medicina de Familia en la Facultad de Medicina
  74. Medicina de familia y cine: un recurso humanístico para educar la afectividad
  75. Promoviendo Liderazgos em Medicina de Familia: una reflexión vital
  76. La formación de Médicos Familiares en Latinoamérica
  77. Um recurso afetivo/efetivo na educação Humanística
  78. Educando os médicos para a saúde no Brasil:o papel da Medicina de Família
  79. Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia
  80. Idealismo práctico de la Medicina de Família
  81. O Médico de Família, Hoje
  82. Como aprimorar a busca de informação
  83. Medicina de família: um corpo próprio de conhecimentos
  84. Medicina de Família: Ciência e Arte com Metodologia Acadêmica
  85. Medicina de Família: um caminho para humanizar a Medicina
  86. A medicina de família: um caminho para humanizar a Medicina
  87. O valor dos recursos humanísticos ne educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica
  88. Medicina e Pessoa Humana