All these articles had been written by the SOBRAMFA’s team, and were published in many countries around the world.

Articles in English

  1. Commentary on Hannah Arendt
  2. Family Medicine Miles Programme: Getting Students Involved Where There is No Family Medicine in Medical School
  3. Education through Movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers
  4. The Sound of Music: Transforming Medical Students into Reflective Practitioners
  5. Teaching Empathy through Movies: Reaching Learners’ Affective Domain in Medical Education
  6. Teaching Palliative Care in a Free Clinic: A Brazilian Experience
  7. Review of Henri Colt, Silvia Quadrelli, and Lester Friedman, eds., The Picture of Health: Medical Ethics and the Movies: Getting Familiar with the Cinema Education Methodology
  8. Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection
  9. Take Care of Your Mother
  10. Attitudes about Family Medicine among brazilian medical students
  11. Teaching Palliative Care to Residents and Medical Students
  12. 5-minute clinical consult – book review
  13. Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the human being
  14. Teaching Through Movies in a Multicultural Scenario
  15. Academic Family Medicine in Brazil – GP-Miles: The Brazilian approach to make medical students enthusiastic for Family Medicine.
  16. How one Family Medicine organization is working to change climate
  17. Even a little magic
  18. Family Medicine Education in Brazil: Challenges, Opportunities, and Innovations
  19. SOBRAMFA has promoted family medicine education in Brazil since 1992
  20. From suffering to transcedence
  21. Once Upon a Time … At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting
  22. Accompanying Physicians in Their FamilyPractice: A Primary Care Model forMedical Students’ Learning in Brazil
  23. Using Movie Clips to Foster Learners? Reflection:Improving Education in the Affective Domain
  24. Family Medicine in Brazil: Establishing the Specialty
  25. Teaching Humanities Through Opera
  26. Educating Physicians for the Health of Brazil
  27. Literature and Movies for Medical Students

Articles in other languages

  1. Cinema, humanização e educação em saúde
  2. A sétima arte e a humanização da Medicina
  3. Um médico tão jovem e já em Burnout? Reflexões e experiências para conquistar a felicidade profissional
  4. Investigación en Medicina Familiar: un esfuerzo necesario
  5. Selecionando candidatos para as Escolas de Medicina: o que as mães dos estudantes têm a dizer?
  6. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico
  7. Humanizando as evidências com Cinema: da atualização científica ao conhecimento da pessoa
  8. Reflexiones sobre la enseñanza de la empatía y la educación médica
  9. A Arte Médica (II): a relação com o paciente
  10. Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?
  11. La erosión de la empatía en estudiantes de Medicina: reporte de un estudio realizado en una universidad en São Paulo, Brasil
  12. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: o que elas nos revelam?
  13. A Arte Médica (I): a formação e as virtudes do médico
  14. A universidade brasileira e a formação humanística do estudante de Medicina. Uma leitura desde o pensamento de John Henry Newman
  15. Cuidados Paliativos: humanismo com o paciente, resolutividade na gestão hospitalar
  16. Educar las emociones para promover la formación ética
  17. A erosão da empatia nos estudantes de Medicina: um desafio educacional
  18. La experiencia de Sobramfa: médicos familiares como profesores de seis facultades
  19. La medicina familiar en la academia: un desafío permanente
  20. A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset
  21. La medicina familiar en la universidad: la experiencia de Sobramfa, educación médica & humanismo
  22. Modificación del nivel de empatía de estudiantes de medicina durante la graduación médica
  23. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual
  24. Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica
  25. Opinión de un grupo de estudiantes de Medicina sobre la importancia de la discusión de casos clínicos como técnica didáctica
  26. Reflexiones sobre el concepto de Atención Primaria y algunas de sus implicaciones en la formación de médicos familiares en Brasil
  27. Un modelo brasileño de Educación Continua en Medicina Familiar
  28. Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar
  29. El impacto de la Medicina de Familia en la formación médica: experiencia del programa de Medicina de Familia de la Facultad de Medicina del Centro Universitario São Camilo de São Paulo, Brasil
  30. La literatura como recurso didáctico en la formación humanista de los estudiantes de Medicina
  31. Construindo a motivação profissional na Medicina de hoje: reflexões humanísticas para lidar com a incerteza
  32. Ambulatório didático de cuidados paliativos: aprendendo com nossos pacientes
  33. O humanismo médico: em busca de uma humanização sustentável da Medicina
  34. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos
  35. Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina
  36. Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina
  37. SOBRAMFA 18 anos – sonhos, perseverança e entusiasmo na Educação Médica
  38. É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica
  39. Competência e humanismo – uma reflexão crítica
  40. O impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVE
  41. A primeira Residência brasileira de Medicina de Família dentro de uma instituição privada: a experiência das residentes
  42. Uma ferramenta para gerenciar a formação humanística do estudante de medicina
  43. La especialidad de Medicina Familiar en la formación de los recursos humanos en Cuba
  44. Diez requisitos para iniciar una intervención educativa en Diabetes mellitus tipo 2
  45. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
  46. Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade
  47. Sessão de narrativas
  48. Cinema Y Educación. ¿Cómo Mejorar Las Habilidades Pedagógicas De Los Profesores Y Fomentar La Reflexión De Profesores Y Alumnos?
  49. Visitas domiciliarias a niños con enfermedad crónica: impacto en la formación de los estudiantes de medicina
  50. Las Nuevas Competencias del Médico Familiar: coordinando los cuidados en el hospital y atendiendo a los pacientes crónicos en su domicilio. Una experiencia brasileña.
  51. Ambulatório didático de cuidados paliativos: relato de experiência
  52. Era uma vez… Narrativas em Medicina
  53. El cine en la formación ética del médico: un recurso pedagógico que facilita el aprendizaje
  54. Competencia y humanismo: la Medicina Familiar en busca de la excelencia.
  55. O médico perante a morte
  56. O Paciente e a Família perante a morte: O Papel do Médico de Família
  57. Narrativas em cuidados paliativos – um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte.
  58. Impacto das novas competências do médico de família: coordenação de cuidados no hospital e gerenciamento de pacientes crônicos no domicílio
  59. La educación médica y la propuesta “Salud para todos”: la Declaración de Alma-Ata treinta años después
  60. Una nueva metodología docente en bioética: experiencias con la aplicación del Portafolio a estudiantes de medicina en Brasil
  61. ¿Cómo enseñar bioética en elpregrado? Reflexiones sobre experiencias docentes
  62. Formando médicos para a Medicina de Família e Comunidade
  63. Life in 55 words
  64. El arte de curar
  65. SOBRAMFA – Fostering Family Medicine Education in Brazil
  66. Cuidados Paliativos
  67. Medicina de Familia y Universidad Brasileña (II): actividades docentes de la SOBRAMFA con estudiantes de medicina
  68. La Medicina Familiar en Brasil:experiencia histórica de SOBRAMFA
  69. Un nuevo humanismo médico: la armoníade los cuidados
  70. Pacientes, Residentes y Estudiantes descubriendo la Medicina Familiar
  71. Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Familia: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente.
  72. La situación de la Medicina de familia en la Universidad brasileña
  73. Excelência na Formação de Médicos de Família: o programa FITNESS
  74. Impacto de la Medicina de Familia en la Facultad de Medicina
  75. Medicina de familia y cine: un recurso humanístico para educar la afectividad
  76. Promoviendo Liderazgos em Medicina de Familia: una reflexión vital
  77. La formación de Médicos Familiares en Latinoamérica
  78. Um recurso afetivo/efetivo na educação Humanística
  79. Educando os médicos para a saúde no Brasil:o papel da Medicina de Família
  80. Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia
  81. Idealismo práctico de la Medicina de Família
  82. O Médico de Família, Hoje
  83. Como aprimorar a busca de informação
  84. Medicina de família: um corpo próprio de conhecimentos
  85. Medicina de Família: Ciência e Arte com Metodologia Acadêmica
  86. Medicina de Família: um caminho para humanizar a Medicina
  87. A medicina de família: um caminho para humanizar a Medicina
  88. O valor dos recursos humanísticos ne educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica
  89. Medicina e Pessoa Humana