Articles

All these articles had been written by the SOBRAMFA’s team, and were published in many countries around the world.

Click here for a selection of articles about Movies on Medical Education

Articles in English

  1. A senior family doctor supporting the health team in times of COVID- 19
  2. Brazilian Family Medicine Team Develops Videos: Humanism and Medical Education in Times of COVID-19
  3. Humanism and Medical Education in Times of COVID-19
  4. Assessing empathy among medical students: A comparative analysis using two different scales in a Brazilian medical school 
  5. Using Movie Clips to Promote Reflective Practice: a Creative Approach for Teaching Ethics
  6. Overcoming challenges in primary care in Brazil: successful experiences in family medicine education
  7. Medical humanities, emotions and ethics
  8. Commentary on Hannah Arendt
  9. Family Medicine Miles Programme: Getting Students Involved Where There is No Family Medicine in Medical School
  10. Education through Movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers
  11. The Sound of Music: Transforming Medical Students into Reflective Practitioners
  12. Teaching Empathy through Movies: Reaching Learners’ Affective Domain in Medical Education
  13. Teaching Palliative Care in a Free Clinic: A Brazilian Experience
  14. Review of Henri Colt, Silvia Quadrelli, and Lester Friedman, eds., The Picture of Health: Medical Ethics and the Movies: Getting Familiar with the Cinema Education Methodology
  15. Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection
  16. Take Care of Your Mother
  17. Attitudes about Family Medicine among brazilian medical students
  18. Teaching Palliative Care to Residents and Medical Students
  19. 5-minute clinical consult – book review
  20. Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the human being
  21. Teaching Through Movies in a Multicultural Scenario
  22. Academic Family Medicine in Brazil – GP-Miles: The Brazilian approach to make medical students enthusiastic for Family Medicine.
  23. How one Family Medicine organization is working to change climate
  24. Longing for His Silence
  25. Even a little magic
  26. Family Medicine Education in Brazil: Challenges, Opportunities, and Innovations
  27. SOBRAMFA has promoted family medicine education in Brazil since 1992
  28. From suffering to transcedence
  29. Once Upon a Time … At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting
  30. Accompanying Physicians in Their FamilyPractice: A Primary Care Model forMedical Students’ Learning in Brazil
  31. Using Movie Clips to Foster Learners? Reflection:Improving Education in the Affective Domain
  32. Family Medicine in Brazil: Establishing the Specialty
  33. Teaching Humanities Through Opera
  34. Educating Physicians for the Health of Brazil
  35. Literature and Movies for Medical Students

Articles in other languages

  1. A senior family doctor supporting the health team in times of COVID- 19
  2. Humanización en la docencia a médicos y estudiantes
  3. Promovendo a Educação Médica Centrada no Paciente para os
    Estudantes de Medicina: Uma experiência de duas décadas
    no Brasil
  4. Narrativas e Humanização em Saúde: o aprendizado de estudantes
    de Medicina em cenários clínicos
  5. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem:
    currículo oculto e desumanização em saúde
  6. Programa inovador de formação: fomentando o profissionalismo
    médico nos jovens doutores
  7. Humanizando a Saúde: Preocupação ou Ocupação?
  8. A família como paciente oculto
  9. Vocación y profesionalismo: reflexiones de los estudiantes catalizadas por el cine de Spielberg
  10. O Profissionalismo e a formação médica de excelência: Desafios encontrados na academia e na prática clínica
  11. Sorrindo para a morte: Medo ou desejo?
  12. Cine y Profesionalismo- Spielberg
  13. Cuidados paliativos na graduação médica: uma melodia humanística a ser construida
  14. A Importância do cuidador no acompanhamento de doentes crônicos
  15. Uma narrativa pessoal, aprendendo a ver brucellus
  16. Enseñando Profesionalismo Médico , una Reflexión Humanista
  17. (Federación Latinoamericana y del Caribe de Bioética) e SOBRAMFA publicam livro sobre Humanização e Humanismo Médico (En Español)
  18. 10 lições de humanismo médico e os desafios da medicina de família
  19. 25 años de SOBRAMFA- Educación Médica y Humanismo fomentando la Educación Médica centrada en el paciente
  20. Narrativas em cuidados paliativos: um instrumento para ensinar e cuidar
  21. Educação Médica Centrada no Estudante: uma adaptação do modelo de Stange e McWhinney (ou dos 4 quadrantes)
  22. A incerteza e suas repercussões: como se sentem os jovens médicos perante a incerteza em sua prática profissional?
  23. Projeto Hospital Ursinho como estratégia educacional para desenvolvimento de habilidades de comunicação durante a formação médica
  24. Medicina, incerteza e minhas escolhas
  25. Reflexiones sobre la deshumanización de la educación médica: empatía, emociones y posibles recursos pedagógicos para la educación afectiva del estudiante de medicina
  26. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos
  27. Humanismo médico para una educación ética y de la afectividad
  28. Promoviendo la educación médica centrada en el paciente para los estudiantes de medicina: una experiencia de dos décadas en Brasil
  29. Cinema, humanização e educação em saúde
  30. A sétima arte e a humanização da Medicina
  31. Um médico tão jovem e já em Burnout? Reflexões e experiências para conquistar a felicidade profissional
  32. Investigación en Medicina Familiar: un esfuerzo necesario
  33. Selecionando candidatos para as Escolas de Medicina: o que as mães dos estudantes tem a dizer?
  34. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico
  35. Humanizando as evidências com Cinema: da atualização científica ao conhecimento da pessoa
  36. Reflexiones sobre la enseñanza de la empatía y la educación médica
  37. A Arte Médica (II): a relação com o paciente
  38. Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?
  39. La erosión de la empatía en estudiantes de Medicina: reporte de un estudio realizado en una universidad en São Paulo, Brasil
  40. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: o que elas nos revelam?
  41. A Arte Médica (I): a formação e as virtudes do médico
  42. A universidade brasileira e a formação humanística do estudante de Medicina. Uma leitura desde o pensamento de John Henry Newman
  43. Cuidados Paliativos: humanismo com o paciente, resolutividade na gestão hospitalar
  44. Educar las emociones para promover la formación ética
  45. A erosão da empatia nos estudantes de Medicina: um desafio educacional
  46. La experiencia de Sobramfa: médicos familiares como profesores de seis facultades
  47. La medicina familiar en la academia: un desafío permanente
  48. A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset
  49. La medicina familiar en la universidad: la experiencia de Sobramfa, educación médica & humanismo
  50. Modificación del nivel de empatía de estudiantes de medicina durante la graduación médica
  51. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual
  52. Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica
  53. Opinión de un grupo de estudiantes de Medicina sobre la importancia de la discusión de casos clínicos como técnica didáctica
  54. Reflexiones sobre el concepto de Atención Primaria y algunas de sus implicaciones en la formación de médicos familiares en Brasil
  55. Un modelo brasileño de Educación Continua en Medicina Familiar
  56. Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar
  57. El impacto de la Medicina de Familia en la formación médica: experiencia del programa de Medicina de Familia de la Facultad de Medicina del Centro Universitario São Camilo de São Paulo, Brasil
  58. La literatura como recurso didáctico en la formación humanista de los estudiantes de Medicina
  59. Construindo a motivação profissional na Medicina de hoje: reflexões humanísticas para lidar com a incerteza
  60. Ambulatório didático de cuidados paliativos: aprendendo com nossos pacientes
  61. O humanismo médico: em busca de uma humanização sustentável da Medicina
  62. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos
  63. Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina
  64. Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina
  65. SOBRAMFA 18 anos – sonhos, perseverança e entusiasmo na Educação Médica
  66. É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica
  67. Competência e humanismo – uma reflexão crítica
  68. O impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVE
  69. A primeira Residência brasileira de Medicina de Família dentro de uma instituição privada: a experiência das residentes
  70. Uma ferramenta para gerenciar a formação humanística do estudante de medicina
  71. La especialidad de Medicina Familiar en la formación de los recursos humanos en Cuba
  72. Diez requisitos para iniciar una intervención educativa en Diabetes mellitus tipo 2
  73. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
  74. Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade
  75. Sessão de narrativas
  76. Cinema Y Educación. ¿Cómo Mejorar Las Habilidades Pedagógicas De Los Profesores Y Fomentar La Reflexión De Profesores Y Alumnos?
  77. Visitas domiciliarias a niños con enfermedad crónica: impacto en la formación de los estudiantes de medicina
  78. Las Nuevas Competencias del Médico Familiar: coordinando los cuidados en el hospital y atendiendo a los pacientes crónicos en su domicilio. Una experiencia brasileña.
  79. Ambulatório didático de cuidados paliativos: relato de experiência
  80. Era uma vez… Narrativas em Medicina
  81. El cine en la formación ética del médico: un recurso pedagógico que facilita el aprendizaje
  82. Competencia y humanismo: la Medicina Familiar en busca de la excelencia.
  83. O médico perante a morte
  84. O Paciente e a Família perante a morte: O Papel do Médico de Família
  85. Narrativas em cuidados paliativos – um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte.
  86. Impacto das novas competências do médico de família: coordenação de cuidados no hospital e gerenciamento de pacientes crônicos no domicílio
  87. La educación médica y la propuesta “Salud para todos”: la Declaración de Alma-Ata treinta años después
  88. Una nueva metodología docente en bioética: experiencias con la aplicación del Portafolio a estudiantes de medicina en Brasil
  89. ¿Cómo enseñar bioética en el pregrado? Reflexiones sobre experiencias docentes
  90. Formando médicos para a Medicina de Família e Comunidade
  91. Life in 55 words
  92. El arte de curar
  93. SOBRAMFA – Fostering Family Medicine Education in Brazil
  94. Cuidados Paliativos
  95. Medicina de Familia y Universidad Brasileña (II): actividades docentes de la SOBRAMFA con estudiantes de medicina
  96. La Medicina Familiar en Brasil:experiencia histórica de SOBRAMFA
  97. Un nuevo humanismo médico: la armoníade los cuidados
  98. Pacientes, Residentes y Estudiantes descubriendo la Medicina Familiar
  99. Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Família: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente
  100. La situación de la Medicina de familia en la Universidad brasileña
  101. Excelência na Formação de Médicos de Família: o programa FITNESS
  102. Impacto de la Medicina de Familia en la Facultad de Medicina
  103. Medicina de familia y cine: un recurso humanístico para educar la afectividad
  104. Promoviendo Liderazgos em Medicina de Familia: una reflexión vital
  105. La formación de Médicos Familiares en Latinoamérica
  106. Um recurso afetivo/efetivo na educação Humanística
  107. Educando os médicos para a saúde no Brasil:o papel da Medicina de Família
  108. Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia
  109. Idealismo práctico de la Medicina de Família
  110. O Médico de Família, Hoje
  111. Como aprimorar a busca de informação
  112. Medicina de família: um corpo próprio de conhecimentos
  113. Medicina de Família: Ciência e Arte com Metodologia Acadêmica
  114. Medicina de Família: um caminho para humanizar a Medicina
  115. A medicina de família: um caminho para humanizar a Medicina
  116. O valor dos recursos humanísticos na educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica
  117. Medicina e Pessoa Humana