Articles

All these articles had been written by the SOBRAMFA’s team, and were published in many countries around the world.

Click here for a selection of articles about Movies on Medical Education

Articles in English

  1. Assessing empathy among medical students: A comparative analysis using two different scales in a Brazilian medical school 
  2. Using Movie Clips to Promote Reflective Practice: a Creative Approach for Teaching Ethics
  3. Overcoming challenges in primary care in Brazil: successful experiences in family medicine education
  4. Medical humanities, emotions and ethics
  5. Commentary on Hannah Arendt
  6. Family Medicine Miles Programme: Getting Students Involved Where There is No Family Medicine in Medical School
  7. Education through Movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers
  8. The Sound of Music: Transforming Medical Students into Reflective Practitioners
  9. Teaching Empathy through Movies: Reaching Learners’ Affective Domain in Medical Education
  10. Teaching Palliative Care in a Free Clinic: A Brazilian Experience
  11. Review of Henri Colt, Silvia Quadrelli, and Lester Friedman, eds., The Picture of Health: Medical Ethics and the Movies: Getting Familiar with the Cinema Education Methodology
  12. Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection
  13. Take Care of Your Mother
  14. Attitudes about Family Medicine among brazilian medical students
  15. Teaching Palliative Care to Residents and Medical Students
  16. 5-minute clinical consult – book review
  17. Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the human being
  18. Teaching Through Movies in a Multicultural Scenario
  19. Academic Family Medicine in Brazil – GP-Miles: The Brazilian approach to make medical students enthusiastic for Family Medicine.
  20. How one Family Medicine organization is working to change climate
  21. Longing for His Silence
  22. Even a little magic
  23. Family Medicine Education in Brazil: Challenges, Opportunities, and Innovations
  24. SOBRAMFA has promoted family medicine education in Brazil since 1992
  25. From suffering to transcedence
  26. Once Upon a Time … At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting
  27. Accompanying Physicians in Their FamilyPractice: A Primary Care Model forMedical Students’ Learning in Brazil
  28. Using Movie Clips to Foster Learners? Reflection:Improving Education in the Affective Domain
  29. Family Medicine in Brazil: Establishing the Specialty
  30. Teaching Humanities Through Opera
  31. Educating Physicians for the Health of Brazil
  32. Literature and Movies for Medical Students

Articles in other languages

  1. Vocación y profesionalismo: reflexiones de los estudiantes catalizadas por el cine de Spielberg
  2. O Profissionalismo e a formação médica de excelência: Desafios encontrados na academia e na prática clínica
  3. Sorrindo para a morte: Medo ou desejo?
  4. Cine y Profesionalismo- Spielberg
  5. Cuidados paliativos na graduação médica: uma melodia humanística a ser construida
  6. A Importância do cuidador no acompanhamento de doentes crônicos
  7. Uma narrativa pessoal, aprendendo a ver brucellus
  8. Enseñando Profesionalismo Médico , una Reflexión Humanista
  9. (Federación Latinoamericana y del Caribe de Bioética) e SOBRAMFA publicam livro sobre Humanização e Humanismo Médico (En Español)
  10. 10 lições de humanismo médico e os desafios da medicina de família
  11. 25 años de SOBRAMFA- Educación Médica y Humanismo fomentando la Educación Médica centrada en el paciente
  12. Narrativas em cuidados paliativos: um instrumento para ensinar e cuidar
  13. Educação Médica Centrada no Estudante: uma adaptação do modelo de Stange e McWhinney (ou dos 4 quadrantes)
  14. A incerteza e suas repercussões: como se sentem os jovens médicos perante a incerteza em sua prática profissional?
  15. Projeto Hospital Ursinho como estratégia educacional para desenvolvimento de habilidades de comunicação durante a formação médica
  16. Medicina, incerteza e minhas escolhas
  17. Reflexiones sobre la deshumanización de la educación médica: empatía, emociones y posibles recursos pedagógicos para la educación afectiva del estudiante de medicina
  18. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos
  19. Humanismo médico para una educación ética y de la afectividad
  20. Promoviendo la educación médica centrada en el paciente para los estudiantes de medicina: una experiencia de dos décadas en Brasil
  21. Cinema, humanização e educação em saúde
  22. A sétima arte e a humanização da Medicina
  23. Um médico tão jovem e já em Burnout? Reflexões e experiências para conquistar a felicidade profissional
  24. Investigación en Medicina Familiar: un esfuerzo necesario
  25. Selecionando candidatos para as Escolas de Medicina: o que as mães dos estudantes tem a dizer?
  26. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico
  27. Humanizando as evidências com Cinema: da atualização científica ao conhecimento da pessoa
  28. Reflexiones sobre la enseñanza de la empatía y la educación médica
  29. A Arte Médica (II): a relação com o paciente
  30. Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?
  31. La erosión de la empatía en estudiantes de Medicina: reporte de un estudio realizado en una universidad en São Paulo, Brasil
  32. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: o que elas nos revelam?
  33. A Arte Médica (I): a formação e as virtudes do médico
  34. A universidade brasileira e a formação humanística do estudante de Medicina. Uma leitura desde o pensamento de John Henry Newman
  35. Cuidados Paliativos: humanismo com o paciente, resolutividade na gestão hospitalar
  36. Educar las emociones para promover la formación ética
  37. A erosão da empatia nos estudantes de Medicina: um desafio educacional
  38. La experiencia de Sobramfa: médicos familiares como profesores de seis facultades
  39. La medicina familiar en la academia: un desafío permanente
  40. A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset
  41. La medicina familiar en la universidad: la experiencia de Sobramfa, educación médica & humanismo
  42. Modificación del nivel de empatía de estudiantes de medicina durante la graduación médica
  43. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual
  44. Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica
  45. Opinión de un grupo de estudiantes de Medicina sobre la importancia de la discusión de casos clínicos como técnica didáctica
  46. Reflexiones sobre el concepto de Atención Primaria y algunas de sus implicaciones en la formación de médicos familiares en Brasil
  47. Un modelo brasileño de Educación Continua en Medicina Familiar
  48. Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar
  49. El impacto de la Medicina de Familia en la formación médica: experiencia del programa de Medicina de Familia de la Facultad de Medicina del Centro Universitario São Camilo de São Paulo, Brasil
  50. La literatura como recurso didáctico en la formación humanista de los estudiantes de Medicina
  51. Construindo a motivação profissional na Medicina de hoje: reflexões humanísticas para lidar com a incerteza
  52. Ambulatório didático de cuidados paliativos: aprendendo com nossos pacientes
  53. O humanismo médico: em busca de uma humanização sustentável da Medicina
  54. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos
  55. Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina
  56. Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina
  57. SOBRAMFA 18 anos – sonhos, perseverança e entusiasmo na Educação Médica
  58. É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica
  59. Competência e humanismo – uma reflexão crítica
  60. O impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVE
  61. A primeira Residência brasileira de Medicina de Família dentro de uma instituição privada: a experiência das residentes
  62. Uma ferramenta para gerenciar a formação humanística do estudante de medicina
  63. La especialidad de Medicina Familiar en la formación de los recursos humanos en Cuba
  64. Diez requisitos para iniciar una intervención educativa en Diabetes mellitus tipo 2
  65. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
  66. Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade
  67. Sessão de narrativas
  68. Cinema Y Educación. ¿Cómo Mejorar Las Habilidades Pedagógicas De Los Profesores Y Fomentar La Reflexión De Profesores Y Alumnos?
  69. Visitas domiciliarias a niños con enfermedad crónica: impacto en la formación de los estudiantes de medicina
  70. Las Nuevas Competencias del Médico Familiar: coordinando los cuidados en el hospital y atendiendo a los pacientes crónicos en su domicilio. Una experiencia brasileña.
  71. Ambulatório didático de cuidados paliativos: relato de experiência
  72. Era uma vez… Narrativas em Medicina
  73. El cine en la formación ética del médico: un recurso pedagógico que facilita el aprendizaje
  74. Competencia y humanismo: la Medicina Familiar en busca de la excelencia.
  75. O médico perante a morte
  76. O Paciente e a Família perante a morte: O Papel do Médico de Família
  77. Narrativas em cuidados paliativos – um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte.
  78. Impacto das novas competências do médico de família: coordenação de cuidados no hospital e gerenciamento de pacientes crônicos no domicílio
  79. La educación médica y la propuesta “Salud para todos”: la Declaración de Alma-Ata treinta años después
  80. Una nueva metodología docente en bioética: experiencias con la aplicación del Portafolio a estudiantes de medicina en Brasil
  81. ¿Cómo enseñar bioética en el pregrado? Reflexiones sobre experiencias docentes
  82. Formando médicos para a Medicina de Família e Comunidade
  83. Life in 55 words
  84. El arte de curar
  85. SOBRAMFA – Fostering Family Medicine Education in Brazil
  86. Cuidados Paliativos
  87. Medicina de Familia y Universidad Brasileña (II): actividades docentes de la SOBRAMFA con estudiantes de medicina
  88. La Medicina Familiar en Brasil:experiencia histórica de SOBRAMFA
  89. Un nuevo humanismo médico: la armoníade los cuidados
  90. Pacientes, Residentes y Estudiantes descubriendo la Medicina Familiar
  91. Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Família: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente
  92. La situación de la Medicina de familia en la Universidad brasileña
  93. Excelência na Formação de Médicos de Família: o programa FITNESS
  94. Impacto de la Medicina de Familia en la Facultad de Medicina
  95. Medicina de familia y cine: un recurso humanístico para educar la afectividad
  96. Promoviendo Liderazgos em Medicina de Familia: una reflexión vital
  97. La formación de Médicos Familiares en Latinoamérica
  98. Um recurso afetivo/efetivo na educação Humanística
  99. Educando os médicos para a saúde no Brasil:o papel da Medicina de Família
  100. Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia
  101. Idealismo práctico de la Medicina de Família
  102. O Médico de Família, Hoje
  103. Como aprimorar a busca de informação
  104. Medicina de família: um corpo próprio de conhecimentos
  105. Medicina de Família: Ciência e Arte com Metodologia Acadêmica
  106. Medicina de Família: um caminho para humanizar a Medicina
  107. A medicina de família: um caminho para humanizar a Medicina
  108. O valor dos recursos humanísticos na educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica
  109. Medicina e Pessoa Humana