Articles

All these articles had been written by the SOBRAMFA’s team, and were published in many countries around the world.

Click here for a selection of articles about Movies on Medical Education

Articles in English

  1. Assessing empathy among medical students: A comparative analysis using two different scales in a Brazilian medical school 
  2. Using Movie Clips to Promote Reflective Practice: a Creative Approach for Teaching Ethics
  3. Overcoming challenges in primary care in Brazil: successful experiences in family medicine education
  4. Medical humanities, emotions and ethics
  5. Commentary on Hannah Arendt
  6. Family Medicine Miles Programme: Getting Students Involved Where There is No Family Medicine in Medical School
  7. Education through Movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers
  8. The Sound of Music: Transforming Medical Students into Reflective Practitioners
  9. Teaching Empathy through Movies: Reaching Learners’ Affective Domain in Medical Education
  10. Teaching Palliative Care in a Free Clinic: A Brazilian Experience
  11. Review of Henri Colt, Silvia Quadrelli, and Lester Friedman, eds., The Picture of Health: Medical Ethics and the Movies: Getting Familiar with the Cinema Education Methodology
  12. Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection
  13. Take Care of Your Mother
  14. Attitudes about Family Medicine among brazilian medical students
  15. Teaching Palliative Care to Residents and Medical Students
  16. 5-minute clinical consult – book review
  17. Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the human being
  18. Teaching Through Movies in a Multicultural Scenario
  19. Academic Family Medicine in Brazil – GP-Miles: The Brazilian approach to make medical students enthusiastic for Family Medicine.
  20. How one Family Medicine organization is working to change climate
  21. Longing for His Silence
  22. Even a little magic
  23. Family Medicine Education in Brazil: Challenges, Opportunities, and Innovations
  24. SOBRAMFA has promoted family medicine education in Brazil since 1992
  25. From suffering to transcedence
  26. Once Upon a Time … At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting
  27. Accompanying Physicians in Their FamilyPractice: A Primary Care Model forMedical Students’ Learning in Brazil
  28. Using Movie Clips to Foster Learners? Reflection:Improving Education in the Affective Domain
  29. Family Medicine in Brazil: Establishing the Specialty
  30. Teaching Humanities Through Opera
  31. Educating Physicians for the Health of Brazil
  32. Literature and Movies for Medical Students

Articles in other languages

  1. Programa inovador de formação: fomentando o profissionalismo
    médico nos jovens doutores
  2. Humanizando a Saúde: Preocupação ou Ocupação?
  3. A família como paciente oculto
  4. Vocación y profesionalismo: reflexiones de los estudiantes catalizadas por el cine de Spielberg
  5. O Profissionalismo e a formação médica de excelência: Desafios encontrados na academia e na prática clínica
  6. Sorrindo para a morte: Medo ou desejo?
  7. Cine y Profesionalismo- Spielberg
  8. Cuidados paliativos na graduação médica: uma melodia humanística a ser construida
  9. A Importância do cuidador no acompanhamento de doentes crônicos
  10. Uma narrativa pessoal, aprendendo a ver brucellus
  11. Enseñando Profesionalismo Médico , una Reflexión Humanista
  12. (Federación Latinoamericana y del Caribe de Bioética) e SOBRAMFA publicam livro sobre Humanização e Humanismo Médico (En Español)
  13. 10 lições de humanismo médico e os desafios da medicina de família
  14. 25 años de SOBRAMFA- Educación Médica y Humanismo fomentando la Educación Médica centrada en el paciente
  15. Narrativas em cuidados paliativos: um instrumento para ensinar e cuidar
  16. Educação Médica Centrada no Estudante: uma adaptação do modelo de Stange e McWhinney (ou dos 4 quadrantes)
  17. A incerteza e suas repercussões: como se sentem os jovens médicos perante a incerteza em sua prática profissional?
  18. Projeto Hospital Ursinho como estratégia educacional para desenvolvimento de habilidades de comunicação durante a formação médica
  19. Medicina, incerteza e minhas escolhas
  20. Reflexiones sobre la deshumanización de la educación médica: empatía, emociones y posibles recursos pedagógicos para la educación afectiva del estudiante de medicina
  21. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos
  22. Humanismo médico para una educación ética y de la afectividad
  23. Promoviendo la educación médica centrada en el paciente para los estudiantes de medicina: una experiencia de dos décadas en Brasil
  24. Cinema, humanização e educação em saúde
  25. A sétima arte e a humanização da Medicina
  26. Um médico tão jovem e já em Burnout? Reflexões e experiências para conquistar a felicidade profissional
  27. Investigación en Medicina Familiar: un esfuerzo necesario
  28. Selecionando candidatos para as Escolas de Medicina: o que as mães dos estudantes tem a dizer?
  29. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico
  30. Humanizando as evidências com Cinema: da atualização científica ao conhecimento da pessoa
  31. Reflexiones sobre la enseñanza de la empatía y la educación médica
  32. A Arte Médica (II): a relação com o paciente
  33. Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?
  34. La erosión de la empatía en estudiantes de Medicina: reporte de un estudio realizado en una universidad en São Paulo, Brasil
  35. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: o que elas nos revelam?
  36. A Arte Médica (I): a formação e as virtudes do médico
  37. A universidade brasileira e a formação humanística do estudante de Medicina. Uma leitura desde o pensamento de John Henry Newman
  38. Cuidados Paliativos: humanismo com o paciente, resolutividade na gestão hospitalar
  39. Educar las emociones para promover la formación ética
  40. A erosão da empatia nos estudantes de Medicina: um desafio educacional
  41. La experiencia de Sobramfa: médicos familiares como profesores de seis facultades
  42. La medicina familiar en la academia: un desafío permanente
  43. A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset
  44. La medicina familiar en la universidad: la experiencia de Sobramfa, educación médica & humanismo
  45. Modificación del nivel de empatía de estudiantes de medicina durante la graduación médica
  46. O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual
  47. Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica
  48. Opinión de un grupo de estudiantes de Medicina sobre la importancia de la discusión de casos clínicos como técnica didáctica
  49. Reflexiones sobre el concepto de Atención Primaria y algunas de sus implicaciones en la formación de médicos familiares en Brasil
  50. Un modelo brasileño de Educación Continua en Medicina Familiar
  51. Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar
  52. El impacto de la Medicina de Familia en la formación médica: experiencia del programa de Medicina de Familia de la Facultad de Medicina del Centro Universitario São Camilo de São Paulo, Brasil
  53. La literatura como recurso didáctico en la formación humanista de los estudiantes de Medicina
  54. Construindo a motivação profissional na Medicina de hoje: reflexões humanísticas para lidar com a incerteza
  55. Ambulatório didático de cuidados paliativos: aprendendo com nossos pacientes
  56. O humanismo médico: em busca de uma humanização sustentável da Medicina
  57. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos
  58. Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina
  59. Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina
  60. SOBRAMFA 18 anos – sonhos, perseverança e entusiasmo na Educação Médica
  61. É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica
  62. Competência e humanismo – uma reflexão crítica
  63. O impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVE
  64. A primeira Residência brasileira de Medicina de Família dentro de uma instituição privada: a experiência das residentes
  65. Uma ferramenta para gerenciar a formação humanística do estudante de medicina
  66. La especialidad de Medicina Familiar en la formación de los recursos humanos en Cuba
  67. Diez requisitos para iniciar una intervención educativa en Diabetes mellitus tipo 2
  68. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
  69. Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade
  70. Sessão de narrativas
  71. Cinema Y Educación. ¿Cómo Mejorar Las Habilidades Pedagógicas De Los Profesores Y Fomentar La Reflexión De Profesores Y Alumnos?
  72. Visitas domiciliarias a niños con enfermedad crónica: impacto en la formación de los estudiantes de medicina
  73. Las Nuevas Competencias del Médico Familiar: coordinando los cuidados en el hospital y atendiendo a los pacientes crónicos en su domicilio. Una experiencia brasileña.
  74. Ambulatório didático de cuidados paliativos: relato de experiência
  75. Era uma vez… Narrativas em Medicina
  76. El cine en la formación ética del médico: un recurso pedagógico que facilita el aprendizaje
  77. Competencia y humanismo: la Medicina Familiar en busca de la excelencia.
  78. O médico perante a morte
  79. O Paciente e a Família perante a morte: O Papel do Médico de Família
  80. Narrativas em cuidados paliativos – um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte.
  81. Impacto das novas competências do médico de família: coordenação de cuidados no hospital e gerenciamento de pacientes crônicos no domicílio
  82. La educación médica y la propuesta “Salud para todos”: la Declaración de Alma-Ata treinta años después
  83. Una nueva metodología docente en bioética: experiencias con la aplicación del Portafolio a estudiantes de medicina en Brasil
  84. ¿Cómo enseñar bioética en el pregrado? Reflexiones sobre experiencias docentes
  85. Formando médicos para a Medicina de Família e Comunidade
  86. Life in 55 words
  87. El arte de curar
  88. SOBRAMFA – Fostering Family Medicine Education in Brazil
  89. Cuidados Paliativos
  90. Medicina de Familia y Universidad Brasileña (II): actividades docentes de la SOBRAMFA con estudiantes de medicina
  91. La Medicina Familiar en Brasil:experiencia histórica de SOBRAMFA
  92. Un nuevo humanismo médico: la armoníade los cuidados
  93. Pacientes, Residentes y Estudiantes descubriendo la Medicina Familiar
  94. Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Família: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente
  95. La situación de la Medicina de familia en la Universidad brasileña
  96. Excelência na Formação de Médicos de Família: o programa FITNESS
  97. Impacto de la Medicina de Familia en la Facultad de Medicina
  98. Medicina de familia y cine: un recurso humanístico para educar la afectividad
  99. Promoviendo Liderazgos em Medicina de Familia: una reflexión vital
  100. La formación de Médicos Familiares en Latinoamérica
  101. Um recurso afetivo/efetivo na educação Humanística
  102. Educando os médicos para a saúde no Brasil:o papel da Medicina de Família
  103. Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia
  104. Idealismo práctico de la Medicina de Família
  105. O Médico de Família, Hoje
  106. Como aprimorar a busca de informação
  107. Medicina de família: um corpo próprio de conhecimentos
  108. Medicina de Família: Ciência e Arte com Metodologia Acadêmica
  109. Medicina de Família: um caminho para humanizar a Medicina
  110. A medicina de família: um caminho para humanizar a Medicina
  111. O valor dos recursos humanísticos na educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica
  112. Medicina e Pessoa Humana