Cuidados Paliativos

Estamos frequentemente acostumados a situações de saúde e doença nas quais basta fazer um tratamento específico e tem-se a cura. Mas e quando isso não é possível, principalmente diante de um contexto de fragilidade ou de doença que ameaça a vida? Não há nada a se fazer? Sim, há muito o que ser feito! O cuidado de saúde não busca apenas …

Humanismo médico na prática. O que muda de um profissional para outro?

Entrevista da Dra. Graziela Moreto à Rádio Gazeta (Vitória/ES). A qualidade do relacionamento médico-paciente precisa melhorar. Se, numa ponta, existe uma pessoa que sofre e muitas vezes se mostra insegura e nervosa com a perspectiva do avanço de uma doença, seja ela qual for, do outro lado há um médico que se mostra cada vez menos preparado para lidar com …

Empatia

Quem nunca escutou a seguinte frase: fui ao médico e ele nem olhou nos meus olhos. Ficou olhando para o computador e pediu exames. Ou outra como: o médico nem escutou o que eu tinha para dizer. Prescreveu medicamento e não explicou o que eu tinha. Infelizmente encontramos esse cenário com certa frequência nos consultórios e nas relações entre as …

Zumbido

                Com certeza você já apresentou ou conhece alguém que já teve essa queixa: zumbido. Após uma festa, um show ou uso de fones de ouvido com música alta, costumamos apresentar certo ruído que ecoa em nossos ouvidos. Mas o zumbido pode, muitas vezes, estar acompanhado a outros sintomas. Nesses casos, buscar ajuda médica é necessário, pois muitas das causas …

O papel do médico de família

Uma pergunta frequente que ouvimos é: o que faz um médico de família? Hoje temos a cultura de que para cada problema devemos procurar um médico diferente. Um médico para cada problema. O paciente chega até o médico de família e acha que ele é um psiquiatra porque curou a irmã dele de uma depressão. Logo, faz suas queixas relacionadas …

Doença de Parkinson

Você conhece alguém que tenha Doença de Parkinson? É possível que sim! A doença acomete cerca de 3 em cada 100 brasileiros acima de 65 anos. A idade é o principal fator para se ter a doença, mas também história na família de pessoas com a doença. Ela acontece no cérebro, mas é percebida nos músculos, nos movimentos. A manifestação …

11 de Fevereiro

Tema: Ampla revisão sobre DPOC em atenção primária, complementado com dois artigos correlatos  Responsável: Dr. Vinicius Rodrigues da Silva

04 de Fevereiro

Temas: Obesidade – Dois artigos Colaboração Médico Farmacêutico Responsável: Dr. Marcelo Rozenfeld Levites

Demência

O avanço dos recursos na Saúde e da Medicina é inegável. Cada vez tem-se vivido mais promovendo um aumento significativo da população idosa. Com o envelhecimento, por sua vez, aumenta a prevalência de algumas doenças, como é o caso dos quadros demenciais. Demência é um diagnóstico genérico que engloba algumas doenças, como a conhecida Doença de Alzheimer, ou ainda a …