Estágio para estudantes de Medicina

Ser médico é algo que só se aprende na prática. A importância do conhecimento teórico e científico adquirido na faculdade de Medicina não dispensa as vivências das situações do mundo real para o estudante. Esse choque entre a realidade vivenciada nos estágios e a teoria ensinada nas faculdades é tema constante entre os alunos que já participaram deste programa.

O aluno acompanhará os professores da SOBRAMFA durante sua prática diária em cenários variados: hospitais (clínica médica, cuidados paliativos), casas de repouso, visitas domiciliares. Isso permite ao aluno conhecer de perto a conduta de médicos que tem como princípio básico da sua profissão a medicina centrada na pessoa e não na doença.

Flávia Nisioka (Barão de Maua-Ribeirão Preto SP )

Entendo que a SOBRAMFA possibilita a atuação da medicina em todas as suas esferas, entre elas compreender a individualidade de cada pessoa e tratá-lo de forma a olhar todo o contexto que engloba o paciente.

Flávia Nisioka
Barão de Maua-Ribeirão Preto SP

Wilson Ventura Chan

My clinical experience in Family Medicine at SOBRAMFA was extremely rewarding and was of great value to my future career as a physician. I was able to see Family Medicine in Brazil in so many different contexts from ambulatory care, to in-hospital patients, long-term care facilities, Palliative Care and also home visits. The team was so passionate of the humanistic philosophy which Family Medicine is based on and that was extremely refreshing. All physicians were highly committed to excellence in the care of their patients while also being very attentive to the learning role of the medical students and provided valuable teaching with every patient encounter. It was an exciting rotation as well taking place in one of the most bustling metropolis of South America, São Paulo. I would highly recommend this program to fellow medical student looking for an invaluable experience in Family Medicine in Brazil.

Wilson Ventura Chan

Letícia Umetsu Yaginuma (UNINOVE – BAURU / SP)

Durante o estágio da SOMBRAMFA, todos os alunos, independente do ano que estão cursando, são convidados a interpretar melhor o significado da humanização dentro do campo da medicina. Logo, ao serem expostos ao cotidiano médico, os alunos vivenciam uma experiência de buscar sentir e compreender as necessidades do outro, a qual é indispensável para a formação médica.

Letícia Umetsu Yaginuma
UNINOVE - BAURU / SP

Como funciona

O que você vai aprender neste estágio

O estágio oferecido pela SOBRAMFA pode ser realizado por qualquer estudante regularmente matriculado em um curso de Medicina, do 1º ao 6º ano. As atividades acontecem na capital de São Paulo, nos locais de atendimento dos médicos da SOBRAMFA.

O estágio pode ter duração de uma ou duas semanas. Para aqueles que tem possibilidade de fazer um estágio eletivo durante o seu internato na faculdade, existe a modalidade do estágio mensal.

As atividades semanais iniciam-se com o marcapasso científico: reunião semanal de atualização científica na qual todos os médicos da SOBRAMFA participam.

O aluno receberá uma grade de atividades de acordo com o período no qual ele se inscreveu para fazer o estágio.

O ambiente do estágio é dinâmico e o conhecimento adquirido vai além do conteúdo científico, de maneira que você poderá:

  • Observar o cotidiano de uma equipe de médicos que prezam pelo atendimento humanizado
  • Fazer visita na casa do paciente
  • Manejar o paciente internado no Hospital
  • Aprender como lidar com doenças crônicas e prevalentes
  • Entender o manejo do paciente institucionalizado
  • Trabalhar em equipe
  • Técnicas de entrevista médica
  • Como aprimorar a comunicação entre médico e paciente
  • Atuar em equipes de cuidados paliativos

Leticia Novak Crestani (UniCesumar – PR)

O estágio superou as minhas expectativas, acabei me apaixonando pelo trabalho que os profissionais da SOBRAMFA fazem, é um programa que me ensinou muito. Saí do estágio com um gostinho de quero mais e também com a vontade de trabalhar ali.

Leticia Novak Crestani
UniCesumar - PR

Natália Cristina Zorzenon (Nove de Julho)

Gostei muito do estágio na parte de cuidados paliativos. Na minha faculdade não havia tido muito contato com esse tipo de paciente. E os que eu tive contato, eles não tiveram um tratamento apropriado como pude aprender com vocês.

Natália Cristina Zorzenon
Nove de Julho

Flávia Nisioka (Barão de Maua-Ribeirão Preto SP )

Entendo que a SOBRAMFA possibilita a atuação da medicina em todas as suas esferas, entre elas compreender a individualidade de cada pessoa e tratá-lo de forma a olhar todo o contexto que engloba o paciente.

Flávia Nisioka
Barão de Maua-Ribeirão Preto SP

Informações gerais

Atividades Teóricas

  • “Marca-passo” científico: discussão de casos clínicos e artigos científicos (que chamamos de “Academos”).
  • Participação nas Reuniões de Raciocínio Clínico toda segunda terça-feira do mês às 19h30. São reuniões conduzidas por estudantes de medicina de diversas faculdade. Os médicos atuam apenas como supervisores do processo (se coincidir com o período do seu estágio).
  • Marcapasso de construção: reunião mensal de educação médica e humanismo (se coincidir com o período do seu estágio).

Atividades Práticas

  • Ambulatório: acompanhamento de pacientes no ambulatório de continuidade, enfoque em atenção primaria, prevenção em saúde, tratamento de múltiplas comorbidades, habilidade em construção de vínculo.
  • Geriatria: atendimento ao idoso  que vive em comunidades.
  • Cuidados Paliativos: Enfoque no aprendizado em cuidar de pacientes sem possibilidade terapêutica, discutir abordagem sobre a morte, dar noticias difíceis, lidar com as incapacidades, tratamento de sintoma.
  • Supervisão de residenciais de idosos com foco em prevenção e gestão de questões do cotidiano.
  • Visitas diárias aos pacientes hospitalizados sob os nossos cuidados. Foco em gestão de crônicos, pacientes complexos e cuidados paliativos.
  • Visitas em hospitais de longa permanência com foco em reabilitação, paliatividade e crônicos.

Sobre o seguro de vida

  • Validade de 1 (um) mês após o início do estágio.
  • Cobertura de morte ou invalidez permanente por acidente.
  • Capital segurado: R$ 10.000,00
  • Seguradora: Bradesco Seguros

Hospedagem e transporte

Para que você possa aproveitar o máximo do período do estágio, recomendamos que você se hospede em um hotel próximo à sede da SOBRAMFA (caso você não more em São Paulo).

Como as atividades acontecem em lugares diferentes em uma mesma semana (hospitais, casas dos pacientes, casas de repouso e na própria sede da SOBRAMFA), sugerimos que você providencie um meio de transporte caso você não saiba se locomover por São Paulo. Você pode se locomover utilizando o transporte público, táxi ou Uber.

Use o mapa abaixo para encontrar os hotéis próximos à sede da SOBRAMFA (ressaltamos que não temos qualquer relação com esses hoteis):

Taisa Fernanda Loss Santana (UNESC – ES)

O curso foi de extrema importância na minha vida pessoal e acadêmica. Os médicos são muito didáticos, atenciosos, profissionais e são muito respeitosos. Em momento algum, nós estudantes e aprendizes, ficamos com dúvidas a serem sanadas, recebendo explicação devidamente clara e de forma a respeitar nossos limites quanto ao conhecimento específico da medicina. Retorno para minha casa com uma bagagem de experiência e conhecimento que não se obtém dentro da sala de aula.

Taisa Fernanda Loss Santana
UNESC – ES

Rodrigo Barnabé Rodrigues (UNI-FACEF)

No curso de Medicina devemos ser estimulados à humanização do atendimento. O estágio observacional é oportuno e soberano, essencial a formação pois permite o trabalho em equipe com diferentes cenários e pessoas de outras instituições de ensino, enriquecendo a troca de habilidades e vivências pessoais.

Rodrigo Barnabé Rodrigues
UNI-FACEF

Letícia Umetsu Yaginuma (UNINOVE – BAURU / SP)

Durante o estágio da SOMBRAMFA, todos os alunos, independente do ano que estão cursando, são convidados a interpretar melhor o significado da humanização dentro do campo da medicina. Logo, ao serem expostos ao cotidiano médico, os alunos vivenciam uma experiência de buscar sentir e compreender as necessidades do outro, a qual é indispensável para a formação médica.

Letícia Umetsu Yaginuma
UNINOVE - BAURU / SP

Perguntas frequentes

1. Onde é realizado o estágio?

A cada dia da semana você acompanhará um médico da SOBRAMFA num cenário diferente. O objetivo é mostrar diferentes médicos-professores em cenários variados.

2. É Necessário trazer algum material?

Você deverá trazer jaleco ou roupa branca, e poderá utilizar o seu estetoscópio.

3. Qual o horário do estágio?

As atividades iniciam na segunda-feira as 12:30hs. Nos demais dias da semana as atividades acontecem entre 8:00 e 17:00 hs.

4. Eu recebo certificado por realizar este estágio?

Sim, ao término do estágio, após você enviar a sua avaliação (obrigatória) você receberá o certificado de conclusão.

5. Posso fazer o estágio mais de uma vez?

Sim, mediante agendamento o estágio poderá ser realizado quantas vezes forem do interesse do estudante.

6. O estágio da SOBRAMFA serve como Eletivo para a Faculdade de Medicina?

Sim, você pode fazer o estágio conosco em sua época de estágio eletivo.

7. Eu sou brasileiro(a) mas estudo no exterior. Posso participar do estágio?

Sim! Todo estudante de medicina brasileiro pode participar, mesmo que estude fora do país.

Patricia da Silva Poiatti (USCS- São Caetano do Sul)

Minha experiência foi muito boa, vendo uma realidade que não estava acostumada e um modo de atender os pacientes bem individual.

Patricia da Silva Poiatti
USCS- São Caetano do Sul

Camila Haruka Yoshida

“As minhas duas semanas de estágio na SOBRAMFA excederam todas as minhas expectativas. Encontrei o programa pesquisando pela internet e me interessei logo de cara pela proposta de Medicina Humanística focada por eles. Foi muito proveitoso e gratificante poder participar das atividades e acompanhar os médicos ao longo dos dias e poder ver de perto o cuidado com os pacientes!”.

Camila Haruka Yoshida
PUC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Marina Azevedo Braghini (FMJ)

O estágio proporciona uma bagagem além de teórica. Experiências incríveis e bons exemplos de como exercer uma medicina diferente – e que faz a diferença – marcaram os meus dias com a equipe da SOBRAMFA. Fazer o estágio foi como que reviver o brilho da medicina que sempre sonhei. É uma grande oportunidade e recomendo a todos os estudantes!

Marina Azevedo Braghini
FMJ

Quer ver outras opiniões de quem já participou do estágio?

Veja alguns depoimentos que os alunos escreveram ou confira nossa playlist com algumas opiniões no YouTube.

Inscrição

O processo de inscrição acontece em três etapas simples. Clique no botão a seguir para mais informações.