Estágio para estudantes de Medicina

Ser médico é algo que só se aprende na prática. A importância do conhecimento teórico e científico adquirido na faculdade de Medicina não dispensa as vivências das situações do mundo real para o estudante. Esse choque entre a realidade vivenciada nos estágios e a teoria ensinada nas faculdades é tema constante entre os alunos que já participaram deste programa.

O aluno acompanhará os professores da SOBRAMFA durante sua prática diária em cenários variados: hospitais (clínica médica, cuidados paliativos), casas de repouso, visitas domiciliares. Isso permite ao aluno conhecer de perto a conduta de médicos que tem como princípio básico da sua profissão a medicina centrada na pessoa e não na doença.

O estágio da SOBRAMFA me rendeu experiências que eu nunca imaginava poder ter estando na faculdade. Pude ver de perto situações difíceis e aprendi como lidar com algumas. Sempre nos é ensinado o humanismo, porém, vivencia-lo na prática com médicos tão atenciosos e carinhosos com os pacientes, é transformador. Aprendi o quanto o cuidado paliativo pode aliviar o sofrimento tão terrível de algumas doenças e acalmar, pelo menos um pouco, os familiares tão aflitos com a dor de quem ama. Espero voltar mais vezes!

Ana Carolina Furtado Ribeiro Baetas
FAMAZ

Conhecer o trabalho da SOBRAMFA foi muito interessante, pois vemos como devemos tratar os pacientes não só suas doenças, mas como pessoas completas e acima de tudo trata-las com dignidade e amor.

Stella Binna Kim

O estágio Sobramfa é encantador e único! Nele, nós aprendemos com profissionais altamente capacitados e que amam o que fazem sobre cuidados paliativos e medicina de família. Foi uma experiência única! Pude colher a história do paciente, examina-lo e discutir junto com os professores sobre sua conduta. Em cuidados paliativos, tive a oportunidade de acompanhar os profissionais durante as visitas na enfermaria e durante as conversas com os familiares.

Recomendo a todos!

Alessandra Corte Real Salgues
Nove de Julho

Como funciona

O que você vai aprender neste estágio

O estágio oferecido pela SOBRAMFA pode ser realizado por qualquer estudante regularmente matriculado em um curso de Medicina, do 1º ao 6º ano. As atividades acontecem na capital de São Paulo, nos locais de atendimento dos médicos da SOBRAMFA.

O estágio pode ter duração de uma ou duas semanas. Para aqueles que tem possibilidade de fazer um estágio eletivo durante o seu internato na faculdade, existe a modalidade do estágio mensal.

As atividades semanais iniciam-se com o marcapasso científico: reunião semanal de atualização científica na qual todos os médicos da SOBRAMFA participam.

O aluno receberá uma grade de atividades de acordo com o período no qual ele se inscreveu para fazer o estágio.

O ambiente do estágio é dinâmico e o conhecimento adquirido vai além do conteúdo científico, de maneira que você poderá:

  • Observar o cotidiano de uma equipe de médicos que prezam pelo atendimento humanizado
  • Fazer visita na casa do paciente
  • Manejar o paciente internado no Hospital
  • Aprender como lidar com doenças crônicas e prevalentes
  • Entender o manejo do paciente institucionalizado
  • Trabalhar em equipe
  • Técnicas de entrevista médica
  • Como aprimorar a comunicação entre médico e paciente
  • Atuar em equipes de cuidados paliativos

A breve experiência nas atividades da SOBRAMFA permitiu-me conhecer outras possibilidades de atuação médica além das que vejo em minha Universidade e no cotidiano dos hospitais. A ênfase numa clínica baseada em evidências e complementada em narrativas, permeada por uma relação médico-paciente humanizada, além da necessidade do próprio médico também se trabalhar como pessoa, me fazem crer numa medicina que realmente atenda as aspirações de nossa sociedade.

Juvenal Fernandes dos Santos
Brasília

O estágio da SOBRAMFA me proporcionou muitos aprendizados, não apenas para minha carreira como médica, mas também para minha vida pessoal. Eu pude ter uma boa noção de como é a vida de um médico, quais são as principais queixas dos pacientes, e o que eles esperam de nós. Pude compreender a importância da comunicação, e a importância de entender as angústias dos pacientes, que muitas vezes precisam de apoio físico e emocional. Vi também a importância da equipe multiprofissional que compõe a área da saúde, e que apenas com união e ajuda mútua é possível se realizar um bom trabalho. Não há nada melhor do que ouvir um agradecimento de alguém que sofre, receber um abraço de alguém aliviado e ver a mudança no rosto dos familiares quando o paciente começa a se recuperar. É claro que há muitos momentos de tristeza, dor e morte; porém, poder ajudar aqueles que sofrem é a maior recompensa de todas.

Marina Pozzi Lanza
FMJ - SP

Através da SOBRAMFA tive a oportunidade de me aproximar das perspectivas dos pacientes, interagir com os mesmos e vivenciar uma nova realidade da saúde pública-privada. Aprender sobre uma medicina humanista e a necessidade de centrar no paciente/pessoa e não somente o portador da patologia ou a patologia em si. Estar mais em contato com essa visão me fez refletir e conscientizar a medicina muito mais além dos padrões acadêmicos e sim ser um cidadão melhor.

Patricia Yoko Cunha Shimokomaki
Faculdade Del Pacífico - Paraguai

Informações gerais

Atividades Teóricas

  • “Marca-passo” científico: discussão de casos clínicos e artigos científicos (que chamamos de “Academos”).
  • Participação nas Reuniões de Raciocínio Clínico toda segunda terça-feira do mês às 19h30. São reuniões conduzidas por estudantes de medicina de diversas faculdade. Os médicos atuam apenas como supervisores do processo (se coincidir com o período do seu estágio).
  • Marcapasso de construção: reunião mensal de educação médica e humanismo (se coincidir com o período do seu estágio).

Atividades Práticas

  • Ambulatório: acompanhamento de pacientes no ambulatório de continuidade, enfoque em atenção primaria, prevenção em saúde, tratamento de múltiplas comorbidades, habilidade em construção de vínculo.
  • Geriatria: atendimento ao idoso  que vive em comunidades.
  • Cuidados Paliativos: Enfoque no aprendizado em cuidar de pacientes sem possibilidade terapêutica, discutir abordagem sobre a morte, dar noticias difíceis, lidar com as incapacidades, tratamento de sintoma.
  • Supervisão de residenciais de idosos com foco em prevenção e gestão de questões do cotidiano.
  • Visitas diárias aos pacientes hospitalizados sob os nossos cuidados. Foco em gestão de crônicos, pacientes complexos e cuidados paliativos.
  • Visitas em hospitais de longa permanência com foco em reabilitação, paliatividade e crônicos.

Sobre o seguro de vida

  • Validade de 1 (um) mês após o início do estágio.
  • Cobertura de morte ou invalidez permanente por acidente.
  • Capital segurado: R$ 10.000,00
  • Seguradora: Bradesco Seguros

Hospedagem e transporte

Para que você possa aproveitar o máximo do período do estágio, recomendamos que você se hospede em um hotel próximo à sede da SOBRAMFA (caso você não more em São Paulo).

Como as atividades acontecem em lugares diferentes em uma mesma semana (hospitais, casas dos pacientes, casas de repouso e na própria sede da SOBRAMFA), sugerimos que você providencie um meio de transporte caso você não saiba se locomover por São Paulo. Você pode se locomover utilizando o transporte público, táxi ou Uber.

Use o mapa abaixo para encontrar os hotéis próximos à sede da SOBRAMFA (ressaltamos que não temos qualquer relação com esses hoteis):

O estágio na SOBRAMFA me permitiu uma grande imersão na rotina dos médicos. Através do programa eu observei uma conduta médica extremamente cuidadosa com os pacientes e família. Pretendo voltar muito em breve.

Luana Vilela Szabo
Faculdade Souza Marques - RJ

O estágio da SOBRAMFA me rendeu experiências que eu nunca imaginava poder ter estando na faculdade. Pude ver de perto situações difíceis e aprendi como lidar com algumas. Sempre nos é ensinado o humanismo, porém, vivencia-lo na prática com médicos tão atenciosos e carinhosos com os pacientes, é transformador. Aprendi o quanto o cuidado paliativo pode aliviar o sofrimento tão terrível de algumas doenças e acalmar, pelo menos um pouco, os familiares tão aflitos com a dor de quem ama. Espero voltar mais vezes!

Ana Carolina Furtado Ribeiro Baetas
FAMAZ

Achei o estágio extremamente proveitoso e diferenciado, com peculiaridades e serviço únicos. Recomendaria como estágio para qualquer pessoa que quisesse ver o lado humanizado da medicina ou que gostaria de ver o funcionamento pratico da medicina da família teórica. O serviço oferecido pela SOBRAMFA não é a medicina da família que vemos no Brasil e por isso me surpreendeu. Todos os preceptores são extremamente atenciosos e dedicados, tanto com os estagiários quanto com os pacientes, tornando o clima agradável e extremamente didático. Algo que poderia ser explorado para pessoas de Quarto ano ou menos de medicina, é em como realizar um atendimento; seja explicando entre as consultas o que se deve fazer, como se portar com o paciente, conduzir o atendimento e depois atender para exemplificar; seja pegando o último atendimento do dia e explicar tudo uma vez só no dia e depois realizar um atendimento completo para que saibam como é. Digo isso porque há dias que não se consegue realizar um atendimento completo pela demanda, e em relação a serem do quarto ano ou menos, porque alunos do quinto e sexto ano, normalmente já adquiriram uma maneira de atendimento e talvez se torne inútil a atividade. Em relação ao cronograma, eu mudaria algumas coisas. Como por exemplo, tirar um dia de ambulatório (deixar apenas um período) e substituir por um dia a mais na Premium por exemplo, ou trocar um período de provita por um da Premium. Em relação ao valor do estágio, o estágio é muito caro. Juntado o fato de nem todos terem residência em São Paulo, ou ficamos em hotéis ou em casa de amigos ou parentes, mas é muito tempo que se permanece (1 mês), então torna muito difícil no sentido financeiro. Pois além do custo base do estágio, acrescenta transporte, estacionamento, comida e estadia, tornando-se um estágio de valor de mensalidade de medicina, pra quem não tem onde ficar em São Paulo. As reuniões foram muito legais, pois servem tanto para fazer revisões e atualizações científicas interessantes quanto para discutir casos clínicos em que há dúvida, tornando-se uma discussão médica de fato. Além disso, há o apoio digamos, online, que toda a equipe se dá, via Whatsapp (sendo também utilizado para que todos saibam como andam todos os pacientes, ajudando tanto na memorização dos casos, quanto a uma conduta uniforme e atualizada).

Vinícius Hideki Tanaka

Perguntas frequentes

1. Onde é realizado o estágio?

A cada dia da semana você acompanhará um médico da SOBRAMFA num cenário diferente. O objetivo é mostrar diferentes médicos-professores em cenários variados.

2. É Necessário trazer algum material?

Você deverá trazer jaleco ou roupa branca, e poderá utilizar o seu estetoscópio.

3. Qual o horário do estágio?

As atividades iniciam na segunda-feira as 12:30hs. Nos demais dias da semana as atividades acontecem entre 8:00 e 17:00 hs.

4. Eu recebo certificado por realizar este estágio?

Sim, ao término do estágio, após você enviar a sua avaliação (obrigatória) você receberá o certificado de conclusão.

5. Posso fazer o estágio mais de uma vez?

Sim, mediante agendamento o estágio poderá ser realizado quantas vezes forem do interesse do estudante.

6. O estágio da SOBRAMFA serve como Eletivo para a Faculdade de Medicina?

Sim, você pode fazer o estágio conosco em sua época de estágio eletivo.

7. Eu sou brasileiro(a) mas estudo no exterior. Posso participar do estágio?

Sim! Todo estudante de medicina brasileiro pode participar, mesmo que estude fora do país.

Ter feito o estágio na SOBRAMFA me deu esperança na Medicina que acredito. Uma Medicina que foca no paciente e não somente em sua doença. Foi incrível observar de perto como um atendimento humanizado pode auxiliar melhor o paciente e proporcionar a ele uma melhor qualidade de vida e bem estar. Superou minhas expectativas e os aprendizados irei levar para a vida toda

Jaqueline Midori Tominaga Gouveia
Faculdade de Medicina Jundiaí

O estágio da SOBRAMFA me surpreendeu imensamente. Foi gratificante acompanhar profissionais que exercem a Medicina com amor, em seus diversos âmbitos de trabalho. O humanismo, a empatia e o comprometimento com o paciente são colocados em prática ao longo de todo o estágio e com certeza, esta experiência ficará marcada em mim e sempre me estimulará a seguir este caminho lindo.

Isabela Cezalli Carneiro
Faculdade Faceres SJ Rio Preto

Ainda há um grande preconceito no curso de medicina sobre a medicina da família, por parte dos alunos, porém foi a partir deste estágio que pude perceber que a medicina da família é a base para a integração das especialidades para o tratamento efetivo do paciente.

Leonardo Hideki Asato
FMJ

Quer ver outras opiniões de quem já participou do estágio?

Veja alguns depoimentos que os alunos escreveram ou confira nossa playlist com algumas opiniões no YouTube.

Inscrição

O processo de inscrição acontece em três etapas simples. Clique no botão a seguir para mais informações.