Corpo docente

Image

Pablo González Blasco, MD, PhD
Diretor Científico

Médico (FMUSP, 1981) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002). Membro Fundador (São Paulo, 1992) e Diretor Científico da SOBRAMFA.

É autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (1997), “Medicina de Família & Cinema” (2002)  “Educação da Afetividade através do Cinema” (2006), “Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema” (2011) e “Lições de Liderança no Cinema” (2013) e “Livros para a vida: Espelho das Tertúlias Literárias” (2018).

Co-autor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (2003), Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education (2005), “Cinemeducation: Using Film and Other Visual Media in Graduate and Medical Education”. Volume II (2012), “Humanismo em Medicina (2015),  “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017),“La Humanización de la Salud y el Humanismo Médico en Latinoamérica” (2018).

É também autor de mais de uma centena de publicações e trabalhos apresentados em Congressos nacionais e Internacionais onde aborda temas de Medicina de Família, Educação Médica, Humanismo e Medicina, e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes. Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor de Medicina de Família e estudioso da Educação Médica, assim como da interação com o meio acadêmico nas conferências e aulas em que frequentemente é solicitado. Mesmo dedicando a maior parte da sua atividade profissional à formação dos futuros médicos, colabora também com projetos de educação corporativa em empresas, em instituições educativas e nos diversos meios de comunicação.

Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes

Veja o BLOG do Autor sobre Educar no Humanismo, para fomentar a educação humanística. O conteúdo inclui comentários de filmes atuais e de livros. Também constam alguns ensaios sobre antropologia e perspectivas éticas do quotidiano, humanização e relacionamento, educação da afetividade e das emoções, educação médica e humanismo médico.  A pauta do BLOG é o Humanismo e a Educação e o conteúdo são variações sobre este tema comum para promover a reflexão. Este é o verdadeiro núcleo do processo que constrói o humanismo, facilita a descoberta de si mesmo, e permite extrair do íntimo do ser humano um compromisso por melhorar.

Image

Marco Aurelio Janaudis, MD, PhD
Secretário Geral

Médico (Faculdade de Medicina de Jundiai, 2001) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2011). Secretário geral da SOBRAMFA.

Tese Doutoral: “A música como instrumento de reflexão para o estudante de medicina”.

Professor-Adjunto concursado do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiai (2007). Coordenador do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (2012 - 2016).  Presidente do Comitê de Bioética do Hospital São Cristóvão (2017 - atual). Coautor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), Humanismo em Medicina (SOBRAMFA,  2015) e “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017).

Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes.

Image

Marcelo Rozenfeld Levites, MD, PhD
Vice Presidente

Médico (UNISA, 2001) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2015). Vice Presidente da SOBRAMFA.

Tese Doutoral: “Incerteza durante o atendimento médico”.

Mestre em Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2012), e Master em Cuidados Paliativos pela Unidad San Camilo de Três Cantos- Madri (2007). Coordenador do Centro de Longevidade do Hospital Nove de Julho em São Paulo desde 2013.

Coautor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), Humanismo em Medicina (SOBRAMFA, 2015) e “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017).

Possui blog no Jornal o Estado de São Paulo na coluna Viver mais e Melhor (http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/).

Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes

Image

Maria Auxiliadora Craice De Benedetto, MD, PhD
Diretora de Publicações

Médica (UNESP, 1980) e Doutora em Medicina (UNIFESP, 2017). Diretora de Publicações da SOBRAMFA.

Foi médica do Ministério da Saúde, tendo atuado no Complexo Hospitalar Heliópolis, São Paulo, SP, nos seguintes serviços – Cirurgia Geral e do Trauma, Programa de Assistência ao Ostomizado e Comissão de Cuidados Paliativos.

Participou por seis anos de projetos de pesquisa e educacionais no CeHFi (Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências da Saúde) da Escola Paulista de Medicina (EPM) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve atividades educacionais na SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo.

É coautora dos livros: “Estudos sobre o Yoga” (2006), “Cuidados Paliativos: Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas” (2010), “DOCENCIA DE LA BIOÉTICA EN LATINOAMÉRICA: Experiencias y valores compartidos” (2011), “Humanismo em Medicina (2015), “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017), “La Humanización de la Salud y el Humanismo Médico en Latinoamérica” (2018), CUIDADOS PALIATIVOS: um olhar sobre as práticas e as necessidades atuais”. 1ed. (2018).

É autora e coautora de publicações e trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais enfocando suas áreas de interesse, que incluem: Humanidades Médicas, Medicina Baseada em Narrativas (Narrative Medicine), Literatura & Medicina, Cuidados Paliativos, Educação Médica e Bioética.

Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes

Image

Graziela Moreto, MD, PhD
Diretora de Programas Educacionais

Médica (UNISA, 2000) e Doutora em Medicina (FMUSP, 2015). Diretora de Programas Educacionais da SOBRAMFA.

Tese Doutoral: "Avaliação da empatia em estudantes de medicina".

Coautora dos livros "Princípios da Medicina de Família" (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), “Cinemeducation: Using Film and Other Visual Media in Graduate and Medical Education”. Volume II (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2012.), “Humanismo em Medicina” (SOBRAMFA, 2015) e “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017).

Autora e coautora de várias publicações e trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais, que abordam os temas da Educação Médica, Cuidados Paliativos, Humanismo e Empatia.

Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes