Vinícius Hideki Tanaka

Staff

Achei o estágio extremamente proveitoso e diferenciado, com peculiaridades e serviço únicos. Recomendaria como estágio para qualquer pessoa que quisesse ver o lado humanizado da medicina ou que gostaria de ver o funcionamento pratico da medicina da família teórica. O serviço oferecido pela SOBRAMFA não é a medicina da família que vemos no Brasil e por isso me surpreendeu. Todos os preceptores são extremamente atenciosos e dedicados, tanto com os estagiários quanto com os pacientes, tornando o clima agradável e extremamente didático. Algo que poderia ser explorado para pessoas de Quarto ano ou menos de medicina, é em como realizar um atendimento; seja explicando entre as consultas o que se deve fazer, como se portar com o paciente, conduzir o atendimento e depois atender para exemplificar; seja pegando o último atendimento do dia e explicar tudo uma vez só no dia e depois realizar um atendimento completo para que saibam como é. Digo isso porque há dias que não se consegue realizar um atendimento completo pela demanda, e em relação a serem do quarto ano ou menos, porque alunos do quinto e sexto ano, normalmente já adquiriram uma maneira de atendimento e talvez se torne inútil a atividade. Em relação ao cronograma, eu mudaria algumas coisas. Como por exemplo, tirar um dia de ambulatório (deixar apenas um período) e substituir por um dia a mais na Premium por exemplo, ou trocar um período de provita por um da Premium. Em relação ao valor do estágio, o estágio é muito caro. Juntado o fato de nem todos terem residência em São Paulo, ou ficamos em hotéis ou em casa de amigos ou parentes, mas é muito tempo que se permanece (1 mês), então torna muito difícil no sentido financeiro. Pois além do custo base do estágio, acrescenta transporte, estacionamento, comida e estadia, tornando-se um estágio de valor de mensalidade de medicina, pra quem não tem onde ficar em São Paulo. As reuniões foram muito legais, pois servem tanto para fazer revisões e atualizações científicas interessantes quanto para discutir casos clínicos em que há dúvida, tornando-se uma discussão médica de fato. Além disso, há o apoio digamos, online, que toda a equipe se dá, via Whatsapp (sendo também utilizado para que todos saibam como andam todos os pacientes, ajudando tanto na memorização dos casos, quanto a uma conduta uniforme e atualizada).