Estágio para estudantes de Medicina

Ser médico é algo que só se aprende na prática. A importância do conhecimento teórico e científico adquirido na faculdade de Medicina não dispensa as vivências das situações do mundo real para o estudante. Esse choque entre a realidade vivenciada nos estágios e a teoria ensinada nas faculdades é tema constante entre os alunos que já participaram deste programa.

O aluno acompanhará os professores da SOBRAMFA durante sua prática diária em cenários variados: hospitais (clínica médica, cuidados paliativos), casas de repouso, visitas domiciliares. Isso permite ao aluno conhecer de perto a conduta de médicos que tem como princípio básico da sua profissão a medicina centrada na pessoa e não na doença.

Vinícius Hideki Tanaka

Achei o estágio extremamente proveitoso e diferenciado, com peculiaridades e serviço únicos. Recomendaria como estágio para qualquer pessoa que quisesse ver o lado humanizado da medicina ou que gostaria de ver o funcionamento pratico da medicina da família teórica. O serviço oferecido pela SOBRAMFA não é a medicina da família que vemos no Brasil e por isso me surpreendeu. Todos os preceptores são extremamente atenciosos e dedicados, tanto com os estagiários quanto com os pacientes, tornando o clima agradável e extremamente didático. Algo que poderia ser explorado para pessoas de Quarto ano ou menos de medicina, é em como realizar um atendimento; seja explicando entre as consultas o que se deve fazer, como se portar com o paciente, conduzir o atendimento e depois atender para exemplificar; seja pegando o último atendimento do dia e explicar tudo uma vez só no dia e depois realizar um atendimento completo para que saibam como é. Digo isso porque há dias que não se consegue realizar um atendimento completo pela demanda, e em relação a serem do quarto ano ou menos, porque alunos do quinto e sexto ano, normalmente já adquiriram uma maneira de atendimento e talvez se torne inútil a atividade. Em relação ao cronograma, eu mudaria algumas coisas. Como por exemplo, tirar um dia de ambulatório (deixar apenas um período) e substituir por um dia a mais na Premium por exemplo, ou trocar um período de provita por um da Premium. Em relação ao valor do estágio, o estágio é muito caro. Juntado o fato de nem todos terem residência em São Paulo, ou ficamos em hotéis ou em casa de amigos ou parentes, mas é muito tempo que se permanece (1 mês), então torna muito difícil no sentido financeiro. Pois além do custo base do estágio, acrescenta transporte, estacionamento, comida e estadia, tornando-se um estágio de valor de mensalidade de medicina, pra quem não tem onde ficar em São Paulo. As reuniões foram muito legais, pois servem tanto para fazer revisões e atualizações científicas interessantes quanto para discutir casos clínicos em que há dúvida, tornando-se uma discussão médica de fato. Além disso, há o apoio digamos, online, que toda a equipe se dá, via Whatsapp (sendo também utilizado para que todos saibam como andam todos os pacientes, ajudando tanto na memorização dos casos, quanto a uma conduta uniforme e atualizada).

Vinícius Hideki Tanaka

Juvenal Fernandes dos Santos (Brasília)

A breve experiência nas atividades da SOBRAMFA permitiu-me conhecer outras possibilidades de atuação médica além das que vejo em minha Universidade e no cotidiano dos hospitais. A ênfase numa clínica baseada em evidências e complementada em narrativas, permeada por uma relação médico-paciente humanizada, além da necessidade do próprio médico também se trabalhar como pessoa, me fazem crer numa medicina que realmente atenda as aspirações de nossa sociedade.

Juvenal Fernandes dos Santos
Brasília

Isabelle Fonseca Sirotheau Corrêa (Famaz)

O meu curso durou uma semana mas foi como se tivesse durado uma vida. Eu aprendi coisas que durante meus 2 anos de faculdade não foi ensinado. Eu aprendi sobre humanização e sobre a sua importância. Importância essa que dentro da faculdade é somente comentada. Aprendi a lidar com pessoas, o que na faculdade, infelizmente, não anda acontecendo. A medicina anda sendo robotizada. Nas provas atendo e diagnóstico, muitas vezes, bonecos. Tenho perdido o contato com pessoas e, é justamente por isso que eu tinha escolhido o curso. Recomendo a todos fazerem esse estágio, voltarei com certeza.

Isabelle Fonseca Sirotheau Corrêa
Famaz

Como funciona

O que você vai aprender neste estágio

O estágio oferecido pela SOBRAMFA pode ser realizado por qualquer estudante regularmente matriculado em um curso de Medicina, do 1º ao 6º ano. As atividades acontecem na capital de São Paulo, nos locais de atendimento dos médicos da SOBRAMFA.

O estágio pode ter duração de uma ou duas semanas. Para aqueles que tem possibilidade de fazer um estágio eletivo durante o seu internato na faculdade, existe a modalidade do estágio mensal.

As atividades semanais iniciam-se com a reunião semanal de atualização científica na qual todos os médicos da SOBRAMFA participam.

O aluno receberá uma grade de atividades de acordo com o período no qual ele se inscreveu para fazer o estágio.

O ambiente do estágio é dinâmico e o conhecimento adquirido vai além do conteúdo científico, de maneira que você poderá:

  • Observar o cotidiano de uma equipe de médicos que prezam pelo atendimento humanizado
  • Fazer visita na casa do paciente
  • Manejar o paciente internado no Hospital
  • Aprender como lidar com doenças crônicas e prevalentes
  • Entender o manejo do paciente institucionalizado
  • Trabalhar em equipe
  • Técnicas de entrevista médica
  • Como aprimorar a comunicação entre médico e paciente
  • Atuar em equipes de cuidados paliativos

Maria Eugênia de Paula Pires (Famaz)

A vivência clínica proporcionou perspectivas cognitivas e filosóficas, pelo simples fato de, na maior parte dos casos, lidarmos com cuidados paliativos.Por lidarmos com pessoas, casos e histórias de vida. Com o estágio, aprendi
coisas que nunca achei que aprenderia. As experiências proporcionaram respostas dos preceptores a todos os questionamentos, algo engrandecedor.Sem falar das dicas de atendimento, correções de posturas e condutas
tristemente usuais, histórias sobre cuidado, sobre a dignidade da pessoa humana e a excepcional forma atenciosa de examinar foram muito construtivas. Saí do curso realizada.

Maria Eugênia de Paula Pires
Famaz

Géssica Dorta Souza (Faculdade Del Pacífico – Paraguai)

Foi uma experiência de aprendizado inigualável, crescimento pessoal e profissional como futura médica. Todos da SOBRAMFA foram extremamente atenciosos e prestativos. Pretendo voltar.

Géssica Dorta Souza
Faculdade Del Pacífico - Paraguai

Tiago Alves dos Santos (Fac de Saúde Santo Agostinho – BA)

O estágio da SOBRAMFA ensina muito sobre os cuidados integrais dos pacientes, permeando por âmbitos clínicos, sociais e culturais. Conferindo, assim, ao estágio o aprendizado da medicina humanizada.

Tiago Alves dos Santos
Fac de Saúde Santo Agostinho - BA

Informações gerais

Atividades Teóricas

  • Reunião científica: discussão de casos clínicos e artigos científicos.
  • Reunião de Humanismo em Saúde: reunião mensal de educação médica e humanismo (se coincidir com o período do seu estágio).

Atividades Práticas

  • Ambulatório: acompanhamento de pacientes no ambulatório de continuidade, enfoque em atenção primaria, prevenção em saúde, tratamento de múltiplas comorbidades, habilidade em construção de vínculo.
  • Geriatria: atendimento ao idoso  que vive em comunidades.
  • Cuidados Paliativos: Enfoque no aprendizado em cuidar de pacientes sem possibilidade terapêutica, discutir abordagem sobre a morte, dar noticias difíceis, lidar com as incapacidades, tratamento de sintoma.
  • Supervisão de residenciais de idosos com foco em prevenção e gestão de questões do cotidiano.
  • Visitas diárias aos pacientes hospitalizados sob os nossos cuidados. Foco em gestão de crônicos, pacientes complexos e cuidados paliativos.
  • Visitas em hospitais de longa permanência com foco em reabilitação, paliatividade e crônicos.

Sobre o seguro de vida

  • Validade de 1 (um) mês após o início do estágio.
  • Cobertura de morte ou invalidez permanente por acidente.
  • Capital segurado: R$ 10.000,00
  • Seguradora: Porto Seguro

Hospedagem e transporte

Para que você possa aproveitar o máximo do período do estágio, recomendamos que você se hospede em um hotel próximo à sede da SOBRAMFA (caso você não more em São Paulo).

Como as atividades acontecem em lugares diferentes em uma mesma semana (hospitais, casas dos pacientes, casas de repouso e na própria sede da SOBRAMFA), sugerimos que você providencie um meio de transporte caso você não saiba se locomover por São Paulo. Você pode se locomover utilizando o transporte público, táxi ou Uber.

Use o mapa abaixo para encontrar os hotéis próximos à sede da SOBRAMFA (ressaltamos que não temos qualquer relação com esses hoteis):

Alessandra Corte Real Salgues (Nove de Julho)

O estágio Sobramfa é encantador e único! Nele, nós aprendemos com profissionais altamente capacitados e que amam o que fazem sobre cuidados paliativos e medicina de família. Foi uma experiência única! Pude colher a história do paciente, examina-lo e discutir junto com os professores sobre sua conduta. Em cuidados paliativos, tive a oportunidade de acompanhar os profissionais durante as visitas na enfermaria e durante as conversas com os familiares.

Recomendo a todos!

Alessandra Corte Real Salgues
Nove de Julho

Suyanne Lobato Rodrigues (FAMAZ)

Aprender medicina com médicos humanos que visam o bem estar do paciente foi muito gratificante ,os cuidados paliativos são fundamentais sendo aplicados na vida de cada paciente me fez sentir orgulho do projeto que participei e de como ele ocorre ,o que me motiva a retornar e refazer todas essas atividades em breve. Estou muito grata pelo conhecimento adquirido e poder vivencia-lo na pratica foi maravilhoso ,experiência única e maravilhosa

Suyanne Lobato Rodrigues
Famaz - Faculdade Metropolitana da Amazonia

Juliana Guiotti

Eu me inscrevi para realizar o programa de estágio da SOBRAMFA com o objetivo de complementar a lacuna que existe na grade curricular da graduação de medicina e ao fim do estágio eu aprendi muito mais que isso. Eu pude acompanhar de perto os atendimentos e aprender como atender o paciente em sua forma integral e de
forma humanizada.

Juliana Guiotti
FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis

Perguntas frequentes

1. Onde é realizado o estágio?

A cada dia da semana você acompanhará um médico da SOBRAMFA num cenário diferente. O objetivo é mostrar diferentes médicos-professores em cenários variados.

2. É Necessário trazer algum material?

Você deverá trazer jaleco ou roupa branca, e poderá utilizar o seu estetoscópio.

3. Qual o horário do estágio?

As atividades iniciam na segunda-feira as 12:30hs. Nos demais dias da semana as atividades acontecem entre 8:00 e 17:00 hs.

4. Eu recebo certificado por realizar este estágio?

Sim, ao término do estágio, após você enviar a sua avaliação (obrigatória) você receberá o certificado de conclusão.

5. Posso fazer o estágio mais de uma vez?

Sim, mediante agendamento o estágio poderá ser realizado quantas vezes forem do interesse do estudante.

6. O estágio da SOBRAMFA serve como Eletivo para a Faculdade de Medicina?

Sim, você pode fazer o estágio conosco em sua época de estágio eletivo.

7. Eu sou brasileiro(a) mas estudo no exterior. Posso participar do estágio?

Sim! Todo estudante de medicina brasileiro pode participar, mesmo que estude fora do país.

Ícaro Salerno Fernandes (FMJ)

A experiência proporcionada pelo estágio com certeza mudou o direcionamento da minha formação. Recomendo mesmo para quem está no primeiro ano!

Ícaro Salerno Fernandes
FMJ

Flávia Nisioka (Barão de Maua-Ribeirão Preto SP )

Entendo que a SOBRAMFA possibilita a atuação da medicina em todas as suas esferas, entre elas compreender a individualidade de cada pessoa e tratá-lo de forma a olhar todo o contexto que engloba o paciente.

Flávia Nisioka
Barão de Maua-Ribeirão Preto SP

Joana Lugli Tolosa (Fac. Med. Jundiai)

Curso desafiador por fazer parte da prática médica de maneira integral em diferentes locais de atuação, como em visitas domiciliares, no ambulatório, nas casas de repouso e nos cuidados paliativos. Além de dar a oportunidade de observar o trabalho de profissionais que se preocupam com o doente como um todo.

Joana Lugli Tolosa
Fac. Med. Jundiai

Quer ver outras opiniões de quem já participou do estágio?

Veja alguns depoimentos que os alunos escreveram ou confira nossa playlist com algumas opiniões no YouTube.

Inscrição

O processo de inscrição acontece em três etapas simples. Clique no botão a seguir para mais informações.