Pablo González Blasco, MD, PhD
Diretor Científico
Médico (FMUSP, 1981) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002). Membro Fundador (São Paulo, 1992) e Diretor Científico da SOBRAMFA.
É autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (1997), “Medicina de Família & Cinema” (2002) “Educação da Afetividade através do Cinema” (2006), “Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema” (2011) e “Lições de Liderança no Cinema” (2013) e “Livros para a vida: Espelho das Tertúlias Literárias” (2018).
Co-autor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (2003), Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education (2005), “Cinemeducation: Using Film and Other Visual Media in Graduate and Medical Education”. Volume II (2012), “Humanismo em Medicina (2015), “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017),“La Humanización de la Salud y el Humanismo Médico en Latinoamérica” (2018).
É também autor de mais de uma centena de publicações e trabalhos apresentados em Congressos nacionais e Internacionais onde aborda temas de Medicina de Família, Educação Médica, Humanismo e Medicina, e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes. Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor de Medicina de Família e estudioso da Educação Médica, assim como da interação com o meio acadêmico nas conferências e aulas em que frequentemente é solicitado. Mesmo dedicando a maior parte da sua atividade profissional à formação dos futuros médicos, colabora também com projetos de educação corporativa em empresas, em instituições educativas e nos diversos meios de comunicação.
Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes
Veja o BLOG do Autor sobre Educar no Humanismo, para fomentar a educação humanística. O conteúdo inclui comentários de filmes atuais e de livros. Também constam alguns ensaios sobre antropologia e perspectivas éticas do quotidiano, humanização e relacionamento, educação da afetividade e das emoções, educação médica e humanismo médico. A pauta do BLOG é o Humanismo e a Educação e o conteúdo são variações sobre este tema comum para promover a reflexão. Este é o verdadeiro núcleo do processo que constrói o humanismo, facilita a descoberta de si mesmo, e permite extrair do íntimo do ser humano um compromisso por melhorar.
Marcelo Rozenfeld Levites, MD, PhD
Vice - Presidente
Médico (UNISA, 2001) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2015). Vice Presidente da SOBRAMFA.
Tese Doutoral: “Incerteza durante o atendimento médico”.
Mestre em Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2012), e Master em Cuidados Paliativos pela Unidad San Camilo de Três Cantos- Madri (2007). Coordenador do Centro de Longevidade do Hospital Nove de Julho em São Paulo desde 2013.
Coautor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), Humanismo em Medicina (SOBRAMFA, 2015) e “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017).
Possui blog no Jornal o Estado de São Paulo na coluna Viver mais e Melhor (http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/).
Maria Auxiliadora Craice De Benedetto, MD, PhD
Diretora de Publicações
Médica (UNESP, 1980) e Doutora em Medicina (UNIFESP, 2017). Diretora de Publicações da SOBRAMFA.
Foi médica do Ministério da Saúde, tendo atuado no Complexo Hospitalar Heliópolis, São Paulo, SP, nos seguintes serviços – Cirurgia Geral e do Trauma, Programa de Assistência ao Ostomizado e Comissão de Cuidados Paliativos.
Participou por seis anos de projetos de pesquisa e educacionais no CeHFi (Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências da Saúde) da Escola Paulista de Medicina (EPM) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve atividades educacionais na SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo.
É coautora dos livros: “Estudos sobre o Yoga” (2006), “Cuidados Paliativos: Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas” (2010), “DOCENCIA DE LA BIOÉTICA EN LATINOAMÉRICA: Experiencias y valores compartidos” (2011), “Humanismo em Medicina (2015), “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017), “La Humanización de la Salud y el Humanismo Médico en Latinoamérica” (2018), CUIDADOS PALIATIVOS: um olhar sobre as práticas e as necessidades atuais”. 1ed. (2018).
É autora e coautora de publicações e trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais enfocando suas áreas de interesse, que incluem: Humanidades Médicas, Medicina Baseada em Narrativas (Narrative Medicine), Literatura & Medicina, Cuidados Paliativos, Educação Médica e Bioética.
Graziela Moreto, MD, PhD
Diretora de Programas Educacionais
Médica (UNISA, 2000) e Doutora em Medicina (FMUSP, 2015). Diretora de Programas Educacionais da SOBRAMFA.
Tese Doutoral: "Avaliação da empatia em estudantes de medicina".
Coautora dos livros "Princípios da Medicina de Família" (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), “Cinemeducation: Using Film and Other Visual Media in Graduate and Medical Education”. Volume II (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2012.), “Humanismo em Medicina” (SOBRAMFA, 2015) e “Educación Médica Centrada en el Paciente” (2017).
Autora e coautora de várias publicações e trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais, que abordam os temas da Educação Médica, Cuidados Paliativos, Humanismo e Empatia.
Guilherme Ayres Rossini, MD, PhD
Coordenador de Atividades Acadêmicas
Possui graduação em Medicina pela Universidade Nove de Julho (2013), Masters pela Cousen's School of Holistic Wellness, Tree of Life, Estados Unidos (2014), Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (2023). Durante a graduação, se envolveu na apresentação de trabalhos em congresso junto ao time da SOBRAMFA e também realizou intercâmbio de pesquisa na área de tecnologia e cirurgia robótica do Children's Hospital Boston, nos Estados Unidos.
Realizou o programa "Master Intensive" onde aprendeu sobre meditação, jejum, alimentação consciente, práticas integrativas e complementares. Durante o doutorado, estudou sobre metabolismo tumoral em bio bancos de tumores e plataformas computacionais no Instituto Butantan e na Faculdade de Medicina da USP.
Atualmente é gestor no Hospital Municipal Albert Sabin em São Caetano do Sul e trabalha como médico e professor na SOBRAMFA.
Juliana de Carvalho Moura, MD, MSC
Coordenadora de Pós Graduação
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Residência Médica (2004) e Mestrado (2012) realizado na Universidade de São Paulo na área de Medicina Preventiva.
Atuou como Coordenadora do curso de Medicina e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Nove de Julho. Atua na área de gestão de ensino-aprendizagem no campo de Saúde Coletiva e preceptoria de alunos da graduação e residência médica no nível da Atenção Primária à Saúde.
Desenvolve processos de formação na área de Comunicação médico-paciente e atividades de Educação Permanente voltadas a formação de recursos humanos de profissionais do Sistema Único de Saúde. Atua como médica e professora da SOBRAMFA (Educação Médica e humanismo).
Teses doutorais produzidas por SOBRAMFA
- Blasco PG. Educação Médica, Medicina de Família e Humanismo: expectativas, dilemas e motivações do estudante de medicina analisadas a partir de discussões sobre produções cinematográficas. Tese Doutoral. Faculdade de Medicina, USP. São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-085309/pt-br.php
- Reginato V. Contribuição ao estudo do perfil do aluno de primeiro ano de medicina da grande São Paulo: aspectos familiares e suas implicações no âmbito vocacional e do desenvolvimento profissional. Tese Doutoral. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 2005. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-14102014-115851/pt-br.php
- Roncoletta, AFT. Ecologia Médica: Uma reavaliação na realidade brasileira, 2010. Tese Doutoral. Faculdade de Medicina da USP. 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-25112010-105439/pt-br.php
- Janaudis MA. A Música como instrumento de reflexão para o estudante de medicina. Tese Doutoral. Faculdade de Medicina da USP. 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-20052011-175337/pt-br.php
- Moreto G. Avaliação da empatia de estudantes de medicina em uma universidade na cidade de São Paulo utilizando dois instrumentos. 2015. Tese Doutoral em Medicina (Ciências Médicas) Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Disponível em : http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-19062015-154448/pt-br.php
- Levites MR. Caracterização do perfil de residentes no enfrentamento das incertezas clínicas relacionadas ao atendimento medico. 2015. Tese Doutoral em Medicina (Ciências Médicas) Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Disponível: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-06082015-114436/pt-br.php
- Benedetto, MAC. O Papel das Narrativas como Recurso Didático na Formação Humanística dos Estudantes de Medicina e Enfermagem. 2017. Tese Doutoral em Medicina (Ciências Médicas). Universidade Federal de São Paulo. Disponível em http://www2.unifesp.br/centros/cehfi/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=255:2017-o-papel-das-narrativas&catid=37:teses-de-doutorado&Itemid=10