Ansiedade

Preocupar-se previamente a um acontecimento pode ser sintoma de ansiedade. Algumas pessoas são naturalmente ansiosas. Outras, porém, apresentam ansiedade excessiva em determinados momentos da vida. Por isso é importante determinar quando a ansiedade é considerada normal, e quando passa a ser considerada um transtorno.
O medo é a resposta a uma ameaça real ou a um estímulo percebido. Ansiedade é a sensação desencadeada pela expectativa de uma ameaça futura. Tem como sintomas sensação de desconforto mental, inquietação, preocupação em relação ao futuro. Pode ser acompanhada de palpitação, sudorese, dor de cabeça, falta de ar, boca seca, formigamento, entre outros sintomas. Há diversos tipos de transtornos ansiosos. Antes de classificar, é preciso entender: trata-se realmente de um transtorno ansioso, ou é um quadro de ansiedade aceitável, numa pessoa cuja personalidade e temperamento tem tendências ansiosas?
Costuma-se classificar como transtorno quando as sensações acima descritas tem duração de ao menos 6 meses e interferem profundamente na vida do indivíduo, trazendo prejuízo na vida profissional e social. Nem sempre o diagnóstico é fácil.
Via de regra temos uma dica. Quando o medo vem de algo que podemos ver, tocar, que oferece real perigo a nós, costuma ser normal. Quando a sensação aparece antes do acontecimento, não há nada palpável que a desencadeie, isso é ansiedade. Quando essa sensação já dura um certo tempo, prejudicando a vida do indivíduo, pode ser um transtorno ansioso. Nesse momento o melhor a fazer é buscar ajuda profissional. Ansiedade pode ser controlada e a vida de quem sofre melhora muito com tratamento.

 

Texto publicado pela revista  Viva Saúde

Por Dr. Fábio Marcondes Pacheco