Atualidades em Dislipidemia

O que você já sabe sobre o temido colesterol alto? Primeiramente é importante reforçar que o mais importante no tratamento e prevenção da dislipidemia é o mais simples e amplamente difundido: hábitos saudáveis! Está mais que comprovado e é sempre reforçado em todas as atualizações sobre o tema que exercício físico, alimentação e evitar tabagismo são essenciais no cuidado com o colesterol.

Quando devo realizar exames? Esse questão ainda é bastante controversa. Algumas diretrizes defendem que o exame seja realizado a partir dos 35 para homens e 45 para mulheres sem fatores de risco, e para adultos com fatores de risco a partir dos 20 anos. Porém não está contraindicado iniciar triagem com exames a partir dos 20 para a população em geral.

Por que devo me preocupar com o colesterol? Ele aumenta os riscos de eventos cardiovasculares. Portanto o objetivo principal do tratamento está em reduzir esses riscos. Estudos comprovam que com 5 anos do uso de estatinas (remédio de primeira escolha para o tratamento da dislipidemia há anos) podemos reduzir em 20 a 30% o risco de eventos como infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

 

Texto publicado pela revista  Viva Saúde