Perda Auditiva

Ei…, escuta aqui!!

A perda auditiva em  jovens e idosos tem se tornado cada vez mais comum. A poluição sonora é a segunda mais importante forma de poluição.

O uso de aparelhos eletrônicos para ouvir músicas e jogar games é uma realidade diária na vida dos jovens de hoje. E as queixas de diminuição da audição também tem aumentado entre eles. E um dado importante: ela é irreversível. Colocar fones de ouvidos com volume alto e muitas vezes até para competir com o barulho do ambiente (ruas, academias, escolas) vem causando grande preocupação entre pais e médicos.

Nos idosos, a perda auditiva (presbiacusia), é de certa forma esperada e causa grandes transtornos. Muitas vezes se manifesta como um desinteresse pelas conversas e contato com as pessoas.  A resistência ao uso dos famosos “aparelhinhos” é grande. Desta forma é importante informarmos a eles que: hoje os aparelhos auditivos estão com tecnologias muito avançadas: são menores, quase imperceptíveis, tem uma melhor adaptação, menos ruído e são mais fáceis de se acostumar. Em alguns dá até para ouvir música!

Aos jovens: que ouçam música, mas diminuam o volume dos aparelhos bem como o tempo de uso. Ao jogarem videogame, diminuam o volume da TV. Nas baladas, não fiquem tão próximos das caixas de som.

A audição é muito importante para o convívio social. Vamos preservá-la e, se já tiver perdas, corrigir nossas atitudes no dia a dia

Texto publicado pela revista Viva Saúde.