Doença do Refluxo Gastro Esofágico (DRGE)

A azia ou queimação na “boca do estômago” é um dos principais sintomas da Doença do Refluxo Gastro Esofágico (DRGE). No entanto, podem ocorrer também aumento da salivação, sensação de bola na garganta e regurgitação que gera um azedume ou amargor na boca. Raramente a DRGE apresenta-se como tosse seca ou desencadeia crise de asma em pacientes que já possuem a doença, sendo assim, um diagnóstico diferencial.

Muitas vezes, o paciente pode iniciar o tratamento sem realizar exames para o diagnóstico de DRGE, eventualmente pode ser solicitada Endoscopia Digestiva Alta.

Em geral, o tratamento é clínico, com medidas educativas associadas a medicamentos. Dentre elas, se for obeso/sobrepeso o emagrecimento pode ajudar, evitar grandes refeições ao se deitar, evitar tomar líquidos durante a refeição, colocar um travesseiro ou almofada em baixo do colchão para a cabeceira ficar elevada, evitar bebida alcóolica, chá preto ou café. Já os medicamentos utilizados tentam reduzir a acidez do estômago e ajudar no esvaziamento gástrico.

Importante lembrar que as medicações serão mantidas por um período determinado, mas o que realmente fará com que os sintomas não retornem são as mudanças de hábitos.

 

Texto publicado pela revista Viva Saúde.