Dor nas costas, quando procurar um médico?

Dor nas costas, quando procurar um médico?

 

A lombalgia, mais conhecida como dor nas costas está muito presente nas consultas médicas, perdendo apenas para a dor de cabeça. Várias são as causas de lombalgia, porém, a mais frequente é a chamada lombalgia mecânica. Nome diferente para a famosa dor nas costas que pode durar alguns dias e que se resolve com ou sem medicamento específico para dor. Pode estar associada a postura ou alguma atividade física.

No entanto, é importante definir quais as características que devem chamar a atenção do paciente para procurar o seu médico. Dentre elas destacam-se: idade menor que 20 anos, dor que irradia para membros inferiores, que tenha relação com algum trauma recente, associada a algum problema para evacuar ou urinar (como incontinência urinária), fraqueza inexplicada e  perdurar por mais de 3 semanas.

Dessa forma, após uma avaliação com o seu médico ele poderá dizer se realmente há alguma preocupação maior, com necessidade de investigação, ou se será algo passageiro que melhorará com o repouso.

Lembre-se que não está indicado o uso de anti-inflamatório de forma rotineira, informe-se com o seu médico!

 

Texto publicado pela revista Viva Saúde.