Medicamentos manipulados

Medicamentos manipulados são práticos e podem transformar sua receita de vários remédios em apenas uma ou duas fórmulas. Por isso, entre outros motivos, eles tem sido os queridinhos de muitos médicos. Agora você deve estar tentado a pedir ao seu para transformar toda a sua receita em apenas uma pequena cápsula. Entretanto, há algumas coisas que precisam ser esclarecidas.

Primeiramente, nem todos os medicamentos podem ser misturados, e isso pode inviabilizar o sonho do comprimido único. Além disso, é imprescindível procurar uma farmácia de manipulação de confiança e boa qualidade, pois qualquer erro – seja no tipo ou na dose dos remédios – pode ter consequências graves.

Fórmulas manipuladas são sempre individualizadas. Você dificilmente encontrará duas absolutamente iguais. Por isso, aquela receita que foi ótima para sua vizinha pode não lhe trazer nenhum benefício. Da mesma forma que não se deve mandar formular medicações que não foram prescritas pelo seu médico, não aceite que a farmácia mude nenhum dos componentes. Por mais parecidos que sejam, os medicamentos tem funcionamentos diferentes.

Reduzir a quantidade de comprimidos a se tomar ou ter uma fórmula exclusiva pode ser excelente, mas não faça isso sozinho. Converse com seu médico e ele lhe dará as orientações necessárias.

Texto publicado na Revista Viva Saúde.