Prevenção em saúde

1. Pessoas que possuem tendência genética à doenças crônicas como diabete e colesterol, por exemplo, podem evitar ou retardar o aparecimento dessas doenças indo regularmente ao médico?

Pessoas que possuem histórico familiar de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto podem se beneficiar no futuro de não desenvolverem complicações relacionadas a estas doenças se consultarem um médico previamente e identificarem esta tendência a estas doenças através da história clínica e exames complementares.

2. Quais cuidados preventivos o paciente pode tomar para prevenir ou retardar o aparecimento de doenças (hábitos saudáveis, exercícios, consultas e exames regulares para acompanhamento do quadro clínico etc)?

A prática de esportes, alimentação balanceada, cessação do tabagismo, são dicas consagradas e que devemos buscar seguir. Entretanto, pesquisa da Universidade de Chicago vem mostrando que não apenas questões biológicas e ambientais estão relacionadas com a prevenção de problemas e maior longevidade, mas também um outro fator: a convivência social. Manter-se em contato com as pessoas é fundamental.
Portanto, aqueles que pensam em aposentar-se e ficar de pijama assistindo TV e isolar-se dos amigos, netos, filhos, para “ter paz”, devem rever suas perspectivas!!

3. Ir ao médico regularmente evita um gasto maior em caso de emergência ou de agravamento do quadro clínico? Existe uma especialidade médica que deve ser consultada com mais regularidade?

A medicina de família é uma especialidade que vem crescendo nos últimos anos e busca integrar o ser humano que sofre, mente – corpo – alma. E faz isto valendo-se de profissionais bem preparados, que aperfeiçoam-se continuamente e que se utilizam dos métodos diagnósticos e terapêuticos necessários, dos mais simples aos mais complexos, logicamente dependendo de cada situação. É um profissional sintonizado com seu tempo.
Se quisermos fazer uma analogia com os tempos atuais, em que termos como “personal traineer”, “personal style”, entre outros estão em nosso cotidiano, poderíamos dizer que o médico de família seria uma espécie de “Personal Doctor”!
Segundo a literatura mundial este profissional é resolutivo em 80 a 90% das questões que demandam assistência `a saúde.

4. Quais são os benefícios, inclusive econômicos, de cuidar da saúde regularmente. Fazendo exames, check-ups, etc. regulares para se prevenir de doenças mais graves ou que a doença evolua?

A velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar também funciona na medicina. Se conseguimos prevenir um problema, ou detectá-lo precocemente, de modo geral, tudo se resolve de modo mais econômico, tanto em termos de recursos gastos como por exemplo em exames, como também para o paciente, por exemplo, em termos de medicações a utilizar

Texto publicado na revista Viva Saúde