Dicas para consulta

Você tem a sensação de ter pouco tempo para resolver tudo que precisa no seu dia? Não se assuste, isto está acontecendo de verdade! As solicitações da vida cotidiana aumentam a todo momento. Vivemos na era da conexão 24 horas. Sempre “vai surgir algo novo”!

Diante disto, ir ao médico, fazer um acompanhamento regrado, acaba sendo algo que protelamos e, muitas vezes, queremos resolver tudo numa única consulta para “não perder tempo”. Por outro lado, as consultas também tem um tempo que, em muitos contextos, é pré-determinado. E as pessoas nos perguntam, o que é importante para que uma consulta seja eficaz?

Logicamente não há uma receita pronta. Nós médicos temos um roteiro que nos guia, nos ajuda, mas aqui vão algumas dicas:

  • Procure levar a receita dos medicamentos que você recebeu na consulta anterior
  • Perdeu a receita? Leve as caixas dos medicamentos
  • Diga claramente se os está tomando mesmo ou não (de repente te fez mal e o médico só saberá se você contar). A resposta aos remédios varia muito de uma pessoa para outra.
  • Não tenha vergonha de levar suas dúvidas anotadas. Conte todas de uma vez, assim o médico já poderá saber se uma está ou não relacionada com a outra.

E mais importante de tudo, apesar das dificuldades que conhecemos tanto do setor público quanto do privado, procure consultar sempre o mesmo médico.

Texto publicado na revista Viva Saúde