Formação em Cuidados Paliativos e de Pacientes Crônicos

Formação em Cuidados Paliativos e de Pacientes Crônicos

especializac%cc%a7a%cc%83o-em-cuidados-paliativosAo término do curso o participante terá uma formação sólida enquanto médico competente e habilitado para trabalhar na área de cuidados paliativos e com pacientes crônicos com sequelas significativas, tanto na sua atuação diante do paciente/família, como na sua capacidade de gerenciamento diante da equipe multiprofissional e dos recursos tecnológicos necessários; entendendo o seu exercício profissional enquanto uma assistência humanizada ao paciente.

Objetivos

  1. Formar um médico competente para assumir o gerenciamento de toda complexidade presente nos pacientes portadores de neoplasias avançadas, ou de doenças crônicas com sequelas significativas.
  2. Proporcionar o conhecimento necessário para que o profissional preste uma atenção integral ao paciente, na condição do acompanhamento horizontalizado, quer no período de internação hospitalar, quer na assistência ambulatorial, ou quando de seu encaminhamento para internação em instituições de longa permanência.
  3. Conscientizar o médico de que o exercício da medicina implica na sua capacidade de relacionar-se bem com a assistência multiprofissional, que compreende desde enfermagem, nutricionista, fisioterapia, fonoaudiologia, e outras áreas afins, assim como especialistas quando necessário, assim como o uso dos recursos tecnológicos necessários.
  4. Identificar a atuação médico-paciente no seu universo familiar, entendendo o seu exercício profissional não como uma luta contra a morte, mas enquanto assistência humanizada, com serenidade e fidelidade ao paciente, enquanto dele necessitar.

Carga horária

Com um total de 1060 horas práticas e de 72 horas teóricas, o programa está alicerçado em três frentes:

  1. Atividade profissional médica: 25 horas semanais de atuação prática. Visitas em enfermaria de pacientes de doenças crônicos, oncológica ou cuidados paliativos em dois hospitais privados na cidade de São Paulo. Estágio em instituições de longa permanência. Ambulatórios gerais de pacientes com doenças crônicas, oncológicas e de reintegração social.
  2. Formação acadêmica-científica: 2 horas semanais. Reunião “marca-passo”: trata-se de encontros semanais quando serão apresentados artigos científicos e casos clínicos destacados pelos participantes a todos do grupo.
  3. Formação cultural em humanidades médicas: 2 horas mensais. Reuniões do chamado “encontro cultural”, onde serão desenvolvidos temas de Educação Médica e Humanismo.

Dinâmica

Rodízio trimestral em cada um dos cenários de prática.

Local de realização do curso

Na cidade de São Paulo / SP.

Público alvo

Médicos.

Duração

10 meses. Último mês do curso: possibilidade de estágio num centro especializado em cuidados paliativos na Espanha de acordo com a disponibilidade do candidato.

Inscrição para o processo seletivo

Candidaturas serão aceitas até 31/07/2017. Os interessados deverão enviar aos cuidados da Dra Graziela Moreto pelo email (paliativos@sobramfa.com.br) os seguintes documentos: CPF, cópia do CRM, cópia do diploma de graduação, cópia do Curriculum Vitae e carta de interesse pelo curso.

Investimento

R$ 880,00 mensais

Início do curso

07/08/2017

Corpo docente

  • Dr Pablo G. Blasco, MD, PhD. Especialização em Educação Médica
  • Dr Marcelo R Levites, MD, PhD. Especialização em Cuidados Paliativos na Espanha
  • Dr Marco Aurélio Janaudis, MD, PhD. Especialização em Educação Médica
  • Dr Pedro Subtil de Paula, MD. Especialização em Cuidados Paliativos na Mayo Clinic. EUA
  • Dra Graziela Moreto, MD, PhD. Especialização em Cuidados Paliativos na Espanha