O que é

Curso teórico-prático, individual e personalizado para Médicos.

Coaching

Durante o curso, o participante terá por preceptor um professor da SOBRAMFA, que será responsável por garantir o máximo aproveitamento de todas as atividades.

A quem se destina

  • Médicos que atuam em atenção primária.
  • Médicos de outras especialidades que desejam melhorar sua capacidade docente.
  • Gestores de empresas de saúde.
  • Outros profissionais que atuam em atenção primária e tem interesse em pesquisa.

Duração

  • Básico:1 semana
  • Estendido: 2 semanas

A versão estendida propicia um melhor aproveitamento por diversificar os cenários de prática e aprendizado.

Por tratar-se de um curso personalizado, é possível adaptar esses cenários aos interesses específicos do candidato, que deverá fazê-los constar na ficha de inscrição (carta de intenções).

Onde é realizado

Na sede da SOBRAMFA e nos locais de atendimento onde atuamos, em São Paulo, capital.

Quando pode ser realizado

Durante todo o ano, de acordo com vagas disponíveis.

Incluso no curso

  • Certificado de participação

Pré-requisitos

Para se inscrever o candidato deve ser sócio da SOBRAMFA.

Como participar

Preencha a ficha de inscrição, clicando no menu correspondente acima. Sua solicitação será avaliada pela diretoria da SOBRAMFA e, caso sua solicitação seja aprovada, nosso staff entrará em contato com o candidato para informar os próximos passos.

Investimento

  • Básico (1 semana): R$ 4.150,00
  • Estendido (2 semanas): R$ 7.262,00

Comentários

  • Dr Henrique Di Donatto“Participei do Curso de Imersão da SOBRAMFA e posso garantir que foi uma experiência muito valiosa. Uma equipe amiga, mostrando competência profissional e científica, comprometida com o resgate da verdadeira medicina, atendendo o doente na sua totalidade, isto é, tanto do ponto de vista do ser humano, como da sua doença física, englobado no seu ambiente familiar e social”
    Dr. Henrique di Donatto -

Nas últimas décadas, a Medicina de Família vem sendo implementada como uma especialidade médica com características especiais em países como o Inglaterra, Canadá e EUA

O médico de família é capaz de acompanhar o seu paciente nas diversas fases da vida e conduzir o tratamento das doenças agudas e crônicas mais prevalentes, o que implica no manejo de co-morbidades. Aborda o paciente em sua integralidade, não considerando a doença como uma entidade isolada. Considera cada enfermidade como única, a forma especial como determinada doença se desenvolveu naquela pessoa também especial que está sob seus cuidados. E a forma adquirida por cada doença é decorrente do efeito modulador de muitos fatores tais como os aspectos emocionais característicos do paciente e o contexto cultural, familiar e social em que vive.

Tal abordagem requer do médico de família uma sólida formação generalista e em atenção primária à saúde e um conhecimento técnico e científico constantemente atualizado, o qual necessita ser aplicado em equilíbrio com uma visão humanística bem estruturada. O estudo das humanidades é, portanto, essencial na formação do médico de família.

Objetivos do curso

  • Apresentar a Medicina de Família como uma especialidade acadêmica, com corpo próprio de conhecimentos e metodologia bem estabelecida.
  • Introduzir o participante aos princípios e “core values” da Medicina de Família.
  • Otimizar a performance profissional de médicos que atuam em atenção primária, em Medicina Preventiva do Setor Privado e no manejo de pacientes crônicos e de alta complexidade, incluindo aqueles com co-morbidades.
  • Atualizar o médico em relação a temas concernentes à Medicina de Família e à sua Filosofia de Ação.
  • Fornecer ferramentas para o gerenciamento de informação médica.
  • Introduzir o participante a um paradigma que permita a conciliação da prática da Medicina baseada em evidências com a Medicina centrada na pessoa, dentro de um enfoque humanístico.

A quem se destina

  • Médicos com formação generalista que atuem no setor privado ou público.
  • Médicos que atuem em Programas do Setor Privado em que a aplicação da filosofia da Medicina de Família permite a agregação de valores como: satisfação do paciente, administração racional de custos e gerenciamento eficaz de programas preventivos.
    • Incluem-se nessa categoria os seguintes profissionais: médicos atuando em Setor de Medicina Preventiva da Saúde Suplementar, Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Atividades de Homecare e Visitas Domiciliares, Gerenciamento Institucional de Idosos e Incapacitados, Cuidados Paliativos.
  • Médicos que atuem em Programas de Saúde de Família no setor público.
  • Médicos especialistas que queiram ser introduzidos à Medicina de Família, uma vez que esta, por características inerentes a própria especialidade, pode proporcionar ferramentas que permitem ao médico atuar com grande eficiência em diferentes contextos profissionais
  • Médicos de outras especialidades que desejam melhorar sua capacidade docente.
  • Gestores de empresas de saúde.
  • Outros profissionais que atuam em atenção primária e tem interesse em pesquisa.

Como funciona o curso

Atividades Desenvolvidas

Descrição das atividades teóricas:

  • “Marca-passo” científico: discussão de casos clínicos e apresentação de temas relacionados à Medicina de Família e artigos científicos (Academos) .
  • Participação em aulas organizadas pela SOBRAMFA que é responsável pelo Departamento de Medicina de Família e Comunidade da APM – toda segunda e terça-feira do mês às 19:30h – na sede da APM.
  • Workshops para discussão de temas referente a Humanidades.

Descrição das atividades práticas, as quais são realizadas com acompanhamento de médico da equipe SOBRAMFA:

  • Ambulatório de Medicina de Família: acompanhamento de pacientes em ambulatório de  continuidade, com enfoque em atenção primária, prevenção em saúde, tratamento de co-morbidades e habilidade em construção de vínculo, tudo dentro da ótica da medicina centrada no paciente.
  • Visitas Domiciliares: atendimento em domicílio a pacientes com alta e média complexidade, com o objetivo de evitar-se internações desnecessárias e com enfoque em relacionamento  familiar e tratamento de co-morbidades.
  • Atendimento ao idoso  institucionalizado.
  • Cuidados Paliativos: Enfoque no aprendizado em cuidar de pacientes sem possibilidade terapêutica, discutir abordagem sobre a morte, dar noticias difíceis, lidar com as incapacidades, tratamento de sintoma.
  • Visitas a pacientes internados em enfermaria.
  • As atividades são desenvolvidas em sua maioria em cenários do SETOR PRIVADO, tais como: Seguradoras, Hospitais Privados, Medicina de Grupo, Sistema Supletivo de Saúde).

1. Onde é realizado o curso?

As atividades são dividas por dias da semana. Em cada semana você atuará nos hospitais vinculados a SOBRAMFA, nas casas de repouso e realizará visitas domiciliares. A cada dia da semana você acompanhará um médico de família distinto em um cenário diferente. O objetivo é mostrar diferentes médicos-professores em diferentes cenários.

2. Qual a função do preceptor que vai me acompanhar?

Os diversos cenários de prática levantarão, com certeza, questões e dúvidas no candidato referentes ao modo prático de aplicar esse aprendizado. O tutor tem como missão proporcionar uma orientação objetiva para que, levando em consideração a realidade profissional e/ou docente do candidato, este possa implementar os modelos aprendidos na sua prática diária.

3. É necessário trazer algum material?

Você deverá trazer jaleco ou roupa branca, e poderá utilizar o seu estetoscópio.

3. Qual o horário do curso?

As atividades iniciam na segunda-feira as 12:30hs. Nos demais dias da semana as atividades começam as 8:00 e terminam as 17:00hs.

4. Eu recebo certificado por realizar este curso?

Sim, ao término do curso, após a avaliação você receberá o certificado de conclusão.

Preencha o formulário abaixo para enviar sua inscrição no curso de imersão.

Após preencher o formulário, siga as instruções abaixo para finalizar sua inscrição:

Se você ainda não é sócio da SOBRAMFA, escolha um dos itens abaixo. Você se tornará sócio e finalizará sua inscrição no curso de imersão. Se você já é sócio, faça login no site e volte a esta página para finalizar sua inscrição.