A insônia é a dificuldade de “pegar” no sono ou mantê-lo ao longo da noite e este problema pode prejudicar atividades do dia-a-dia. Existem várias causas que podem tirar seu sono, dentre elas ansiedade, depressão e a correria do dia-a-dia. Claro que há alguns medicamentos que podem ajudar a dormir, porém será que todos que tem insônia devem tomar remédio? E o que fazer antes de tomar algo ou procurar um médico?

         Já ouviu falar da higiene do sono? Ela é a  tentativa de tirar da frente tudo aquilo que pode atrapalhar uma boa noite de sono. Algumas medidas simples podem ajudar, como: estabelecer um horário para acordar e dormir; não realizar atividade física muito próxima do horário de deitar; não trabalhar ou comer em cima da cama; não comer comida pesada a noite; apagar todas as luzes; não tomar chá ou café a noite; e tomar um bom banho relaxante antes de deitar.

         Caso persista a insônia, tente identificar qual a dificuldade que tem ao deitar e procure seu médico para te ajudar a dormir melhor e ter uma qualidade de vida boa!

Texto publicado na revista Viva Saúde