As micoses são infecções causadas por fungos que podem atingir pele, cabelos e unhas. Um tipo bastante frequente no verão é a pitiríase, também conhecida como pano branco ou micose de praia – que apesar de esteticamente desagradável, costuma ser facilmente tratável. Como esses micro-organismos precisam de umidade e calor para se desenvolver, são especialmente comuns nas férias de fim de ano.

Apesar de corriqueiras, as micoses são fáceis de prevenir. Medidas simples devem ser tomadas, como tirar a roupa molhada logo que sair da água, secar-se muito bem após o banho e, sempre que possível, usar sapatos abertos e roupas frescas de tecidos naturais. Além disso, evite compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, escovas de cabelo e itens de manicure (inclusive lixas de unha e esmaltes).

Caso a prevenção não seja possível e você descubra alguma mancha indesejada, evite tentar tratá-la sozinho. Isso pode deixá-la mais resistente e recorrente. Procure seu médico e mostre as famigeradas lesões. Ele irá decidir qual é o melhor tratamento para seu caso (se tópico ou via oral) para livrá-lo do incômodo.

 

 

Texto publicado pela Revista Viva Saúde.