Medir pressão em casa

“Dr, é só vir aqui que a minha pressão aumenta!! Em casa fica normal!!”. Esta situação é  frequente nos consultórios médicos e é conhecida como pressão alta devido o jaleco branco. A pessoa fica mais tensa na presença do médico e a pressão aumenta. Gostaria de deixar aqui uma dica de como ajudar no diagnóstico e também no acompanhamento da pressão arterial.

Ao contrário do que falamos em edições anteriores sobre o risco do uso impróprio de aparelhos para medir açúcar no sangue em casa, estudos mostram que controlar a pressão em casa com estes aparelhos é útil. Portanto, pode ser interessante, para os hipertensos, ter um destes medidores em casa.

Como fazer? Procure não estar fazendo esforço, não ter comido, fumado e nem estar com vontade de usar o banheiro. Meça a pressão e, numa folha de papel anote a data, hora e o valor da pressão. A maioria dos aparelhos, inclusive, tem memória. Na consulta seguinte, leve o papel ao seu médico e também o aparelho. Eu costumo pedir isto e na hora da consulta comparo a medição do meu aparelho com o do paciente. É muito importante não esquecer de trocar a bateria periodicamente.

Texto publicado na revista Viva Saúde