Reunião de Profissionalismo Médico

Próxima reunião
Cuidando do paciente, quando há limitação de recursos. Como atuar
com profissionalismo?
14 de Novembro de 2023
19:00h

Como participar
Em 3 passos simples
Faça sua assinatura
Assinatura mensal
R$ 49,90 por mês
Cobrança mensal no cartão de crédito disponível
Cancele a qualquer momento dentro do período da assinatura
Mais informações
Respostas às perguntas mais frequentes


As Reuniões de Profissionalismo Médico da Sobramfa (RPM) são de vital importância para os acadêmicos de medicina, sendo um alicerce para uma nova construção: tanto do raciocínio clínico, como da postura médica que o profissional deve ir incorporando. As escolas médicas, com o estrito objetivo de cumprir as diretrizes propostas pelos seus respectivos órgãos reguladores, acabam deixando uma lacuna no que tange o raciocínio clínico que extrapola os limites da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Igualmente, há também deficiência na construção da identidade profissional e da postura médica.
O Profissionalismo Médico é considerado hoje internacionalmente como o resultado dos princípios e compromissos que melhoram os resultados clínicos, maximizam a autonomia do paciente, criam relações presididas pela integridade, ética, justiça social e trabalho em equipe. Cabe ao estudante/profissional incorporar atitudes pessoais essenciais na sua formação: altruísmo, responsabilidade, excelência técnica, compromisso, integridade, respeito e elevados padrões éticos. Esta construção não é feita através de aulas teóricas, mas se exercita na prática clínica, durante a ação médica, junto do paciente -o caso concreto que deve cuidar- estreitamente integrado com o raciocínio clínico, a tomada de decisões, e a gestão do caso que tem na sua frente.
As RPM promovem a reflexão dos participantes não apenas na doença que acomete o paciente, mas também levam em consideração o indivíduo que sofre, a família que o acompanha, e todas as implicações que isso traz consigo. Tais reuniões buscam, sumariamente, estruturar o pensamento de um futuro médico ao se deparar com um problema de saúde, o qual é sempre intrinsicamente interligado à história de vida que há por trás dos sinais que percebemos e dos sintomas que nos são relatados. E que, igualmente, exige uma resposta profissional competente.
A troca de experiências é significante durante as reuniões e, do estudante do primeiro ano até o profissional graduado, o aprendizado é notório como apontam alguns testemunhos recolhidos em vinte anos de funcionamento das RPM.
- “Foi como se estivesse falando para mim mesmo diante de um espelho, pois tanto os médicos quanto os colegas me deixaram numa situação confortável”.
- “Mesmo com uma carga teórica relativamente pequena, fui capaz de expor minhas opiniões e compreender o quanto elas contribuíam para o desenrolar da apresentação”.
- “Sei que a carreira médica requer preparo teórico e também habilidades de conseguir se expressar de maneira clara, seja para com o paciente, sua família e outros profissionais. Sobretudo, os médicos guiam a discussão de modo que todos, sem exceção, participem”.
- “Para aqueles que possuem pouca experiência com a prática clínica, é muito importante podermos acompanhar profissionais e aprender com eles como devemos aplicar todo conhecimento teórico fornecido pela faculdade”
- “É prazeroso, valioso e enriquecedor poder organizar, participar e compreender que o conhecimento pode ser construído de maneira ética, lógica e sensata. Aqueles que desfrutam de tal oportunidade, levam consigo o raciocínio médico, a importância de conhecer e respeitar o seu paciente, aprendem a ouvir e colocar seu ponto de vista, como também ensinar aquilo que se sabe aos interessados. Este é um projeto acadêmico, profissional, de vida”.
Mais informações, descrição teórica e testemunhos podem ser encontrados nestas publicações.