Lombalgia

Lombalgia é aquela dor nas costas que atinge sua parte mais baixa. Cerca de 80% dapopulação tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor. No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem dela. É importante buscar auxílio médico para que seja feita uma investigação adequada da causa e instituir o tratamento.

É importante, ainda, para descartar causas mais graves, como câncer ou infecção, por exemplo. As mais comuns são espondiloartropatia, hérnia de disco, compressão de nervos (principalmente o nervo ciático), estenose do canal medular. O tratamento pode incluir analgésicos, fisioterapia, acupuntura, hidroterapia. Em casos mais graves, o tratamento pode ser cirúrgico.

A lombalgia compromete a qualidade de vida. O tratamento adequado ajuda a diminuir a dor, aumentar a mobilidade, retornar às atividades regulares e evitar dor crônica.

Pequenas ações do nosso dia-a-dia podem ser de grande valia para evitar essa dor: dobrar os joelhos quando for abaixar e pegar algo no chão; sentar-se com postura correta; evitar ficar muito tempo na mesma posição, principalmente para as pessoas que passam a maior parte do dia sentadas.

Texto publicado na revista Viva Saúde