Artigos publicados

Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Familia: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente.

Download

Artigo publicado em 08/2006. Local de publicação: Archivos En Medicina Familiar

Resumo

Objetivo: Analisar o impacto do modelo proposto pela Medicina da Família no cuidado aos pacientes diabéticos, sob uma tríplice perspectiva: custo efetividade dos cuidados, níveis de prevenção eficazes e grau de satisfação dos pacientes.

Desenho: Estudo combinado multimetódico (Transversal comparativo para análise de custos e avaliação de parâmetros preventivos; qualitativo para avaliar a satisfação dos pacientes.)

Material e Métodos: Foram estudados 1288 pacientes de uma empresa privada de saúde, e comparados os custos 12 meses antes e depois da inclusão dos pacientes no programa de medicina de família. Avaliaram-se como medidas de prevenção o nível de Hemoglobina Glicosilada em 475 pacientes e o LDL Colesterol em 349. Finalmente, foi conduzido um estudo de discussão focal em grupo com 17 pacientes e 10 familiares. Resultados: Após um ano no programa houve diminuição de custos médio em 10, 62%. Os índices de prevenção mostraram 50,55% dos pacientes com índice de HbcA1 menor que 7,0%, e 21,9% com LDL Colesterol inferior a 100 mg/dL. A avaliação qualitativa mostrou satisfação dos pacientes com o estilo e a coordenação de cuidados. Conclusão: O modelo de atenção da medicina de família satisfaz o usuário-paciente, mantém índices de prevenção eficaz, e viabiliza com maior eficiência os custos de um sistema de saúde.