Artigos publicados

O valor dos recursos humanísticos ne educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica

Download

Artigo publicado em 10/1999. Local de publicação: Revista Videtur

Resumo

A necessidade de humanizar o ensino médico torna-se evidente. Cursos nos quais os alunos possam desenvolver estas habilidades são artifícios para se conseguir esse objetivo.

Para tal, desenvolvemos um grupo de 22 alunos de medicina do 1o ao 5o ano de diversas faculdades, divididos em quatro grupos, em quatro diferentes temas indicando livros e filmes a serem lidos e assistidos.

Foi também aplicado um questionário para os alunos se basearem antes e após estas atividades. Após dois meses, foram feitas duas reuniões com 7 alunos presentes, coordenadas por um professor, nas quais foram discutidos os temas abordados: a) A figura do médico, b) As doenças, limitações e loucuras c) O paciente e o sofrimento humano d) Ética e relacionamento humano.

Durante os debates surgiram outros temas interessantes como: a motivação criada pelo projeto, a necessidade de compartilhar as experiências e vivenciar novas realidades, utilizados para a análise do projeto.