Hoje falaremos de algo que causa dúvidas e incômodo a muita gente: as hemorroidas. Elas nada mais são que varizes que surgem na região anal por diversos motivos, desde intestino preso até problemas crônicos de fígado.

Apesar de muito comum, as pessoas normalmente não gostam de falar sobre o assunto, já que ele é rodeado de tabus. Normalmente é necessária uma visita ao médico para que ele prescreva o melhor tratamento, mas há algumas medidas importantes para aliviar as desagradáveis bolinhas que podem ser feitas em casa.

A primeira delas é garantir que o intestino funcione bem. Não é normal e nem saudável fazer força para evacuar.

O esforço excessivo pode aumentar a pressão na região anal e fazer surgir varizes na região ou piorar aquelas que já existem. A higiene também pede cuidados.

Papel higiênico é muito prático, mas mal vindo nesses casos. O correto é se lavar com água fria ou morna e secar suavemente.

Uma boa opção são os banhos de assento feitos apenas com água morna três vezes ao dia. Ao melhorar a circulação no local, a pressão dentro da hemorroida se reduz, aliviando a dor e diminuindo seu tamanho.

Cuidado apenas com a temperatura da água, pois muito quente machuca e muito fria não resolve.

Caso a dor e o sangramento permaneçam, o correto é procurar seu médico. Ele pode prescrever medicações eficazes ou sugerir cirurgia se for necessário. Apenas não omita essa informação tão importante. Sua saúde agradece!

Texto publicado na revista Viva Saúde